10 bandas famosas onde o letrista principal não é o vocalista

Will Fresch / Wikimedia

Oasis em concerto (2005)

Quando a poesia que nos encanta não vem da voz que a transporta… Há diversos casos conhecidos.

Associamos The Beatles a Lennon e McCartney. Pensamos em Mercury quando falamos sobre os Queen. Ou em Bono se ouvirmos U2.

Mas, muitas vezes, o grande sucesso das bandas famosas não tem origem no trabalho do vocalista.

Ou melhor, em palco, sim; mas nos bastidores, as canções mais conhecidas são muitas vezes criadas por outro membro da banda.

Há uma semana assinalou-se o Dia Mundial da Poesia (21 de Março) e apresentamos 10 bandas famosas – todas ligadas ao rock ou metal – onde o letrista principal não é o vocalista.

A lista do portal Loudwire começa com Black Sabbath. Ozzy Osbourne aparece nos créditos mas os fãs sabem que foi o baixista Geezer Butler que escreveu a maioria das letras, enquanto Osbourne. Quando este foi “despachado”, o seu sucessor Ronnie James Dio passou a escrever também.

Mötley Crüe foi criado pelo baixista Nikki Sixx – e foi também ele quem escreveu a maioria dos poema, não o vocalista Vince Neil. Quando Neil deixou a banda temporariamente, o substituto John Corabi colaborou na composição.

Jerry Cantrell tem sido o letrista principal de Alice in Chains. Jerry é guitarrista e também vocalista – mas o vocalista principal era Layne Staley (que também contribuiu) e mais tarde William DuVall.

O caso dos Slayer é diferente. Ao longo de 38 anos de existência do grupo, houve fases distintas, no que diz respeito a letrista principal. Mas os fundadores e guitarristas Jeff Hanneman e Kerry King foram líderes, no geral, com papel secundário para Tom Araya.

Outra banda que já não existe: Rush. Os seus três elementos – Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart – escreveram. Mas a maioria pertenceu ao baterista Neil Peart, não ao vocalista Geddy Lee.

A voz e o desempenho de Sebastian Bach no palco foram essenciais para o sucesso dos Skid Row. Mas foram o baixista Rachel Bolan e o guitarrista Dave Sabo a criar todas as suas canções mais famosas.

Os Cheap Trick (que ainda andam por aí) surgem com Robin Zander como vocalista principal – mas é o seu fundador e guitarrista Rick Nielsen quem escreve a maioria das canções.

Só faltam três e aqui começamos a mudar de escala, no que diz respeito a sucesso, a conhecimento geral do público. Primeiro, os Iron Maiden, com Steve Harris – fundador, baixista e letrista principal. Bruce Dickinson é o vocalista principal e vai colaborando.

Pete Townshend tem sido o principal responsável pelos poemas dos The Who. O guitarrista tem a companhia, às vezes, do baixista John Entwistle; raramente do vocalista Roger Daltrey.

Por fim, os Oasis. Sim, os famosos irmãos que se dão tão bem. Enquanto lutaram, foi Noel Gallagher a escrever todas as músicas até 2002; só depois o seu irmão Liam, vocalista principal, começou a escrever alguns versos.

 

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.