Leonardo Jardim quase no Mónaco, Marco Silva é o sucessor

olympiacos.org

Leonardo-Jardim

Leonardo Jardim

A imprensa desportiva desta segunda-feira dá como praticamente certa a saída, para o milionário Mónaco, do treinador que esta época levou o Sporting a um inesperado 2º lugar e ao apuramento direto para a Liga dos Campeões.

Segundo o jornal O Jogo, já haverá até acordo entre o Sporting e o Mónaco. O clube português aceita libertar o treinador, que tem mais um ano de contrato, em troca de 3 milhões de euros, faltando acertar uma cláusula com a qual o Sporting pretende salvaguardar que, nos próximos 3 anos, Jardim não possa treinar nenhum clube português. Segundo o mesmo jornal, o treinador não vê essa cláusula com bons olhos.

Segundo o Record, no entanto, o Mónaco terá oferecido 5 milhões de euros, valor que não terá ainda convencido o presidente Bruno de Carvalho.

A Bola adianta que o sucessor do treinador madeirense para o banco do Sporting já está encontrado. Marco Silva, que levou o Estoril a um brilhante 4º lugar na 1ª Liga,  é o escolhido para suceder a Leonardo Jardim.

No final do jogo que ontem encerrou a época do Sporting, Jardim chamou no entanto a atenção de que tem mais um ano de contrato com o Sporting, pelo que à partida o seu futuro passa pelo clube de Alvalade.

Sporting de Leonardo Jardim superou todas as expectativas

O segundo lugar alcançado pelo Sporting no campeonato e o apuramento directo para a Liga dos Campeões superaram as expectativas mais optimistas dos “leões” para a época 2013/14, que se seguiu à pior de sempre da sua história.

Os números falam por si: o Sporting ficou em 2º lugar no campeonato, à frente do FC Porto, com 67 pontos (mais 25 pontos do que na época anterior), resultantes de 20 vitórias, 7 empates e 3 derrotas (na época passada venceu 11 vezes, empatou nove e perdeu 10), e 54 golos marcados e 20 sofridos (em 2012/13 marcou 36 e sofreu outros tantos).

O Sporting entrou com o pé direito no campeonato, a golear o Arouca por 5-1, e ganhou confiança e embalagem, que nem o empate (1-1) caseiro com o Benfica à terceira jornada quebrou, mantendo-se no topo da classificação, só atrás do FC Porto, de Paulo Fonseca, que teve um começo que fazia antever a conquista do “tetra”.

O momento mais alto da época do Sporting ocorreu na primeira quinzena de dezembro, quando a equipa se isolou na liderança do campeonato, à 12ª jornada, com 29 pontos, mais dois do que o FC Porto e o Benfica, que cedera um empate (2-2) na Luz com o Arouca. Liderança isolada que manteve na 13.ª jornada, ao bater o Belenenses por 3-0, em Alvalade.

A 14.ª ronda jornada marcou o início de uma quebra de rendimento da equipa, com um nulo caseiro frente ao Nacional, e de uma campanha de Bruno de Carvalho contra a arbitragem na sequência de um golo anulado a Slimani pelo árbitro bracarense Manuel Mota, no referido jogo.

A equipa cedeu mais dois “nulos” na jornada seguinte, a 15.ª, na Amoreira, frente ao Estoril, e duas jornadas depois, na 17.ª, com a Académica, em Alvalade, com novas queixas dos leões, que alegaram um penálti por braço na bola do argelino Halliche.

Esta quebra teve como consequência o abaixamento dos níveis de confiança da equipa, cujos efeitos se veriam de forma nua e crua no Estádio da Luz, uma semana depois, à 18.ª jornada, com uma derrota por 2-0 e uma exibição deplorável, que a atirou para o terceiro lugar, a cinco pontos do Benfica e um do FC Porto.

Todavia, a equipa conseguiu superar essa fase, mostrar capacidade de reacção e carácter, recuperar os índices de confiança e a dinâmica de vitória que a levaria a adiar a conquista do título do Benfica, visto que o FC Porto perdeu prematuramente o comboio do título.

O excelente desempenho da equipa fez emergir a competência e a capacidade de liderança de Leonardo Jardim e o potencial de alguns jovens jogadores oriundos da formação com condições para se tornarem figuras do futebol português a curto prazo, à cabeça dos quais William Carvalho, a maior revelação da época e uma unidade absolutamente crucial.

De destacar, ainda, a influência dos dois pontas de lança, o colombiano Fredy Montero, na primeira volta do campeonato, e do argelino Islam Slimani, na segunda, a regularidade e a intensidade de jogo de Adrien, a qualidade e consistência do lateral contratado ao Estoril, Jefferson, e o potencial do jovem Mané, um ala explosivo, imprevisível e desequilibrador.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

De norte a sul do país, autarcas pressionam Governo para fechar escolas

Os diretores escolares esclarecem que não têm qualquer autonomia para encerrar escolas, dependendo essa decisão de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação. …

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …