Leonardo Jardim quase no Mónaco, Marco Silva é o sucessor

olympiacos.org

Leonardo-Jardim

Leonardo Jardim

A imprensa desportiva desta segunda-feira dá como praticamente certa a saída, para o milionário Mónaco, do treinador que esta época levou o Sporting a um inesperado 2º lugar e ao apuramento direto para a Liga dos Campeões.

Segundo o jornal O Jogo, já haverá até acordo entre o Sporting e o Mónaco. O clube português aceita libertar o treinador, que tem mais um ano de contrato, em troca de 3 milhões de euros, faltando acertar uma cláusula com a qual o Sporting pretende salvaguardar que, nos próximos 3 anos, Jardim não possa treinar nenhum clube português. Segundo o mesmo jornal, o treinador não vê essa cláusula com bons olhos.

Segundo o Record, no entanto, o Mónaco terá oferecido 5 milhões de euros, valor que não terá ainda convencido o presidente Bruno de Carvalho.

A Bola adianta que o sucessor do treinador madeirense para o banco do Sporting já está encontrado. Marco Silva, que levou o Estoril a um brilhante 4º lugar na 1ª Liga,  é o escolhido para suceder a Leonardo Jardim.

No final do jogo que ontem encerrou a época do Sporting, Jardim chamou no entanto a atenção de que tem mais um ano de contrato com o Sporting, pelo que à partida o seu futuro passa pelo clube de Alvalade.

Sporting de Leonardo Jardim superou todas as expectativas

O segundo lugar alcançado pelo Sporting no campeonato e o apuramento directo para a Liga dos Campeões superaram as expectativas mais optimistas dos “leões” para a época 2013/14, que se seguiu à pior de sempre da sua história.

Os números falam por si: o Sporting ficou em 2º lugar no campeonato, à frente do FC Porto, com 67 pontos (mais 25 pontos do que na época anterior), resultantes de 20 vitórias, 7 empates e 3 derrotas (na época passada venceu 11 vezes, empatou nove e perdeu 10), e 54 golos marcados e 20 sofridos (em 2012/13 marcou 36 e sofreu outros tantos).

O Sporting entrou com o pé direito no campeonato, a golear o Arouca por 5-1, e ganhou confiança e embalagem, que nem o empate (1-1) caseiro com o Benfica à terceira jornada quebrou, mantendo-se no topo da classificação, só atrás do FC Porto, de Paulo Fonseca, que teve um começo que fazia antever a conquista do “tetra”.

O momento mais alto da época do Sporting ocorreu na primeira quinzena de dezembro, quando a equipa se isolou na liderança do campeonato, à 12ª jornada, com 29 pontos, mais dois do que o FC Porto e o Benfica, que cedera um empate (2-2) na Luz com o Arouca. Liderança isolada que manteve na 13.ª jornada, ao bater o Belenenses por 3-0, em Alvalade.

A 14.ª ronda jornada marcou o início de uma quebra de rendimento da equipa, com um nulo caseiro frente ao Nacional, e de uma campanha de Bruno de Carvalho contra a arbitragem na sequência de um golo anulado a Slimani pelo árbitro bracarense Manuel Mota, no referido jogo.

A equipa cedeu mais dois “nulos” na jornada seguinte, a 15.ª, na Amoreira, frente ao Estoril, e duas jornadas depois, na 17.ª, com a Académica, em Alvalade, com novas queixas dos leões, que alegaram um penálti por braço na bola do argelino Halliche.

Esta quebra teve como consequência o abaixamento dos níveis de confiança da equipa, cujos efeitos se veriam de forma nua e crua no Estádio da Luz, uma semana depois, à 18.ª jornada, com uma derrota por 2-0 e uma exibição deplorável, que a atirou para o terceiro lugar, a cinco pontos do Benfica e um do FC Porto.

Todavia, a equipa conseguiu superar essa fase, mostrar capacidade de reacção e carácter, recuperar os índices de confiança e a dinâmica de vitória que a levaria a adiar a conquista do título do Benfica, visto que o FC Porto perdeu prematuramente o comboio do título.

O excelente desempenho da equipa fez emergir a competência e a capacidade de liderança de Leonardo Jardim e o potencial de alguns jovens jogadores oriundos da formação com condições para se tornarem figuras do futebol português a curto prazo, à cabeça dos quais William Carvalho, a maior revelação da época e uma unidade absolutamente crucial.

De destacar, ainda, a influência dos dois pontas de lança, o colombiano Fredy Montero, na primeira volta do campeonato, e do argelino Islam Slimani, na segunda, a regularidade e a intensidade de jogo de Adrien, a qualidade e consistência do lateral contratado ao Estoril, Jefferson, e o potencial do jovem Mané, um ala explosivo, imprevisível e desequilibrador.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …