Leonardo Jardim quase no Mónaco, Marco Silva é o sucessor

olympiacos.org

Leonardo-Jardim

Leonardo Jardim

A imprensa desportiva desta segunda-feira dá como praticamente certa a saída, para o milionário Mónaco, do treinador que esta época levou o Sporting a um inesperado 2º lugar e ao apuramento direto para a Liga dos Campeões.

Segundo o jornal O Jogo, já haverá até acordo entre o Sporting e o Mónaco. O clube português aceita libertar o treinador, que tem mais um ano de contrato, em troca de 3 milhões de euros, faltando acertar uma cláusula com a qual o Sporting pretende salvaguardar que, nos próximos 3 anos, Jardim não possa treinar nenhum clube português. Segundo o mesmo jornal, o treinador não vê essa cláusula com bons olhos.

Segundo o Record, no entanto, o Mónaco terá oferecido 5 milhões de euros, valor que não terá ainda convencido o presidente Bruno de Carvalho.

A Bola adianta que o sucessor do treinador madeirense para o banco do Sporting já está encontrado. Marco Silva, que levou o Estoril a um brilhante 4º lugar na 1ª Liga,  é o escolhido para suceder a Leonardo Jardim.

No final do jogo que ontem encerrou a época do Sporting, Jardim chamou no entanto a atenção de que tem mais um ano de contrato com o Sporting, pelo que à partida o seu futuro passa pelo clube de Alvalade.

Sporting de Leonardo Jardim superou todas as expectativas

O segundo lugar alcançado pelo Sporting no campeonato e o apuramento directo para a Liga dos Campeões superaram as expectativas mais optimistas dos “leões” para a época 2013/14, que se seguiu à pior de sempre da sua história.

Os números falam por si: o Sporting ficou em 2º lugar no campeonato, à frente do FC Porto, com 67 pontos (mais 25 pontos do que na época anterior), resultantes de 20 vitórias, 7 empates e 3 derrotas (na época passada venceu 11 vezes, empatou nove e perdeu 10), e 54 golos marcados e 20 sofridos (em 2012/13 marcou 36 e sofreu outros tantos).

O Sporting entrou com o pé direito no campeonato, a golear o Arouca por 5-1, e ganhou confiança e embalagem, que nem o empate (1-1) caseiro com o Benfica à terceira jornada quebrou, mantendo-se no topo da classificação, só atrás do FC Porto, de Paulo Fonseca, que teve um começo que fazia antever a conquista do “tetra”.

O momento mais alto da época do Sporting ocorreu na primeira quinzena de dezembro, quando a equipa se isolou na liderança do campeonato, à 12ª jornada, com 29 pontos, mais dois do que o FC Porto e o Benfica, que cedera um empate (2-2) na Luz com o Arouca. Liderança isolada que manteve na 13.ª jornada, ao bater o Belenenses por 3-0, em Alvalade.

A 14.ª ronda jornada marcou o início de uma quebra de rendimento da equipa, com um nulo caseiro frente ao Nacional, e de uma campanha de Bruno de Carvalho contra a arbitragem na sequência de um golo anulado a Slimani pelo árbitro bracarense Manuel Mota, no referido jogo.

A equipa cedeu mais dois “nulos” na jornada seguinte, a 15.ª, na Amoreira, frente ao Estoril, e duas jornadas depois, na 17.ª, com a Académica, em Alvalade, com novas queixas dos leões, que alegaram um penálti por braço na bola do argelino Halliche.

Esta quebra teve como consequência o abaixamento dos níveis de confiança da equipa, cujos efeitos se veriam de forma nua e crua no Estádio da Luz, uma semana depois, à 18.ª jornada, com uma derrota por 2-0 e uma exibição deplorável, que a atirou para o terceiro lugar, a cinco pontos do Benfica e um do FC Porto.

Todavia, a equipa conseguiu superar essa fase, mostrar capacidade de reacção e carácter, recuperar os índices de confiança e a dinâmica de vitória que a levaria a adiar a conquista do título do Benfica, visto que o FC Porto perdeu prematuramente o comboio do título.

O excelente desempenho da equipa fez emergir a competência e a capacidade de liderança de Leonardo Jardim e o potencial de alguns jovens jogadores oriundos da formação com condições para se tornarem figuras do futebol português a curto prazo, à cabeça dos quais William Carvalho, a maior revelação da época e uma unidade absolutamente crucial.

De destacar, ainda, a influência dos dois pontas de lança, o colombiano Fredy Montero, na primeira volta do campeonato, e do argelino Islam Slimani, na segunda, a regularidade e a intensidade de jogo de Adrien, a qualidade e consistência do lateral contratado ao Estoril, Jefferson, e o potencial do jovem Mané, um ala explosivo, imprevisível e desequilibrador.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

BE e CDS rejeitam "paraministros". Só negoceiam com Costa e Centeno

O Bloco de Esquerda e CDS rejeitam negociações com "paraministros", sublinhando que só discutem com membros do Governo, comentando a manchete do Expresso segundo a qual um gestor petrolífero está a assumir esse papel. O semanário …

Países reinventam turismo. No México, hotéis oferecem 2 noites por cada 2 pagas

A pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, pôs travão ao turismo mas já há países que preparam a retoma do setor com muitas ofertas e até …

Mais de mil condutores ficaram sem carta por perda de pontos

Mais de mil condutores ficaram sem carta de condução por perderem pontos, avança o Jornal de Notícias, dando conta que quase 300 pessoas tiveram que voltar à escola de condução para voltarem a ter permissão …

Confinado num hotel de luxo, funcionário abre 1400 torneiras a cada cinco dias

O diretor de engenharia do hotel W Barcelona, em Espanha, está a viver sozinho no estabelecimento turístico para garantir o seu pleno funcionamento até ao dia da reabertura. No âmbito das medidas impostas pelo Governo espanhol para …

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …