Cientistas criam lentes de contacto que ampliam a imagem. Basta piscar os olhos duas vezes

As novas lentes são feitas de um material que recebe os sinais elétricos enviados pelos olhos quando se mexem. Assim, se os piscar duas vezes, as lentes de contacto ampliam o que está a ver. 

Cientistas da Universidade da Califórnia, em conjunto com o Instituto Harbin da Tecnologia, criaram as “lentes de contacto biomiméticas“, capazes de ampliar o que uma pessoa está a ver quando ela pisca os olhos duas vezes. As novas lentes respondem aos sinais elétricos gerados pelo movimento dos nossos olhos.

Para os investigadores, esta inovação “tem potencial para ser usada em próteses visuais, óculos ajustáveis ​​e robótica operada remotamente no futuro”.

As lentes são controladas por cinco elétrodos que se alimentam dos sinais eletro-oculográficos, ou seja, dos registos dos movimentos oculares elétricos produzidos quando os olhos se movem.

Segundo o Laboratory News, quando se pisca os olhos duas vezes, os sinais enviados para os elétrodos obrigam as lentes a expandir e adelgaçar, fazendo com que o ponto focal da lente mude e tornando possível fazer zoom na imagem.

Até agora, os estudos publicados diziam que, para obrigar umas lentes de contacto a obedecer ao movimento dos olhos, principalmente para se ampliar o que se está a ver, elas precisariam de ser controladas através de uma máquina, ou até serem sujeitas a uma programação informática. Mas nada disso está em causa neste novo projeto.

O artigo científico, publicado recentemente na Advanced Functional Materials, refere ter encontrado um mecanismo novo que usou um material biomimético, ou seja, que imita os materiais que já existem na natureza e que se adapta aos órgãos.

A adaptação torna-se possível graças aos sinais elétricos provocados pelos olhos quando se movem, explica o Observador. Como os sinais não são emitidos apenas pelas pessoas com o sentido da visão, até os cegos conseguem controlar estas lentes, desde que consigam mover os olhos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …