Uma famosa lenda urbana diz que Hitler só chegou ao poder porque enganou a morte

Recuerdos de Pandora / Flickr

Uma história na vila onde Hitler cresceu relata que o líder alemão quase morreu afogado no rio Inn quando tinha quatro anos de idade.

É um dilema que é frequetemente referido em discussões éticas — se pudesse voltar atrás no tempo e matar Adolf Hitler em criança, sabendo as monstrusidades que este cometeria em adulto, fá-lo-ia? E isso seria moralmente aceitável?

Parece que este cenário hipotético não esteve muito longe da realidade para um padre alemão. Há uma história muito conhecida entre os residentes da sua vila natal que conta que Hitler quase morreu afogado aos quatro anos.

Reza a lenda que Hitler terá caído ao rio Inn, na vila alemã de Passau, onde viveu com a sua família entre 1892 e 1894. O líder alemão nunca falou do incidente, mas confirmou que gostava de brincar aos “cowboys e índios” perto das margens do rio quando era criança, escreve o Grunge.

Segundo escreve Anna Elisabeth Rosmus no livro “Out of Passau: Leaving a City Hitler Called Home” — “Fora de Passau: Deixar uma Cidade a que Hitler Chamou Casa”, em tradução livre — o jovem Adolf estava a brincar quando escorregou para dentro do rio.

“A corrente era muito forte e a água era gelada, a escorrer directamente as montanhas. Felizmente para o pequeno Adolf, o filho do dono da casa onde ele viva conseguiu retirá-lo a tempo e salvou-lhe a vida“, relata.

O herói terá sido Johann Kuehberger, uma criança com uma idade próxima da de Hitler na época. Kuehberger tornou-se padre em adulto e terá contado a história a Max Tremmel, o padre que lhe sucedeu na paróquia, antes de morrer em 1980. Tremmel, por sua vez, contou o sucedido a um outro padre de Passau, que a replicou  a Anna Elisabeth Rosmus.

Apesar de não haver certezas sobre este quase-afogamento, um artigo de 1894 do jornal local “Donauzeitung” refere um acidente com uma criança que caiu através do gelo do rio Inn, tendo sido salva por um “camarada determinado”. A notícia não incluiu os nomes de Hitler ou de Kuehberger, mas pode ser uma referência ao acidente.

Já sobre Kuehberger, pouco se sabe. De acordo com uma publicação no Facebook do Reverendo Richard Lopez, o padre viveu “assombrado toda a sua vida pelo seu acto de coragem, dado que a criança que salvou se chamava Adolf Hitler“.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.