Leite de camelo reduz inflamação celular associada à diabetes tipo 2

Foi descoberto que o leite de camelo, que tem sido proposto por muitos como um “superalimento”, tem a capacidade de reduzir a inflamação celular associada à diabetes tipo 2.

Ao longo dos anos, algumas evidências foram surgindo de que o consumo de leite de camelo poderia prevenir a diabetes. No entanto, a veracidade destes benefícios é pouco compreendida e poucos estudos investigaram qual o componente ou componentes presentes no leite de camelo que transmitem benefícios antidiabéticos.

Um estudo recentemente publicado na revista Functional Foods in Health & Disease concluiu que a ingestão de leite de camelo ajuda a reduzir a inflamação celular, condição tipicamente associada à diabetes tipo 2.

O leite é constituído por lípidos e proteínas, incluindo imunoglobulinas e vesículas, além de vitaminas e minerais. Dada essa complexidade, os cientistas optaram por investigar apenas os lípidos no leite de camelo e o seu efeito num aspeto da diabetes conhecido como inflamação celular.

A diabetes é, sem dúvida, um dos maiores problemas de saúde no mundo. Sabe-se que a inflamação na gordura abdominal é uma característica perigosa da mais comum diabetes tipo 2. Normalmente, a inflamação é uma maneira de lidar com infeções, como vírus. No entanto, indivíduos obesos e diabéticos têm inflamação crónica contínua que não envolve infeções.

Uma célula chamada macrófago, presente na gordura abdominal, é um ator importante no desenvolvimento dessa inflamação. Por isso, os cientistas estudaram se os lípidos do leite de camelo poderiam impedir que os macrófagos semelhantes aos encontrados na gordura se inflamassem na presença das proteínas encontradas nos diabéticos.

Manteiga, iogurte e leite de camelo são alimentos altamente nutritivos com alto teor de vitamina C, ferro, cálcio, insulina e proteína. A presença de gordura no leite é muitas vezes a base para evitar produtos lácteos, mas essa gordura é um componente importante, dado o seu alto valor nutricional.

O leite de camelo tem um menor teor de gordura comparado com o leite de vaca e os seus ácidos gordos são principalmente ácidos gordos poliinsaturados. Estes são geralmente considerados ácidos gordos saudáveis.

As experiências conduzidas pelos cientistas comprovaram que os ácidos gordos do leite de camelo reduzem a inflamação produzida pelos macrófagos. Além disso, um complexo de proteínas conhecido como inflamassoma (um fator central da inflamação celular) foi reduzido por esse lípidos do leite de camelo.

Contudo, ainda não foram feitos testes em humanos, mas caso se verificassem os mesmo efeitos, isso mostraria que o leite pode prevenir a inflamação associada à diabetes. Adicionalmente, podem também explicar alguns dos benefícios pressupostos do consumo de leite de camelo na prevenção do diabetes.

Keith Morris, um dos cientistas responsável pelo estudo, reconhece que ainda não é possível dizer ao certo que o leite de camelo “cura” o diabetes ou se reduziria a inflamação se uma pessoa com diabetes tipo 2 o consumisse regularmente.

Os resultados do estudo apenas sugerem que o leite deste animal pode desempenhar um papel na redução da inflamação celular, que é uma parte importante do diabetes tipo 2.

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …