/

Leite de camelo reduz inflamação celular associada à diabetes tipo 2

Foi descoberto que o leite de camelo, que tem sido proposto por muitos como um “superalimento”, tem a capacidade de reduzir a inflamação celular associada à diabetes tipo 2.

Ao longo dos anos, algumas evidências foram surgindo de que o consumo de leite de camelo poderia prevenir a diabetes. No entanto, a veracidade destes benefícios é pouco compreendida e poucos estudos investigaram qual o componente ou componentes presentes no leite de camelo que transmitem benefícios antidiabéticos.

Um estudo recentemente publicado na revista Functional Foods in Health & Disease concluiu que a ingestão de leite de camelo ajuda a reduzir a inflamação celular, condição tipicamente associada à diabetes tipo 2.

O leite é constituído por lípidos e proteínas, incluindo imunoglobulinas e vesículas, além de vitaminas e minerais. Dada essa complexidade, os cientistas optaram por investigar apenas os lípidos no leite de camelo e o seu efeito num aspeto da diabetes conhecido como inflamação celular.

A diabetes é, sem dúvida, um dos maiores problemas de saúde no mundo. Sabe-se que a inflamação na gordura abdominal é uma característica perigosa da mais comum diabetes tipo 2. Normalmente, a inflamação é uma maneira de lidar com infeções, como vírus. No entanto, indivíduos obesos e diabéticos têm inflamação crónica contínua que não envolve infeções.

Uma célula chamada macrófago, presente na gordura abdominal, é um ator importante no desenvolvimento dessa inflamação. Por isso, os cientistas estudaram se os lípidos do leite de camelo poderiam impedir que os macrófagos semelhantes aos encontrados na gordura se inflamassem na presença das proteínas encontradas nos diabéticos.

Manteiga, iogurte e leite de camelo são alimentos altamente nutritivos com alto teor de vitamina C, ferro, cálcio, insulina e proteína. A presença de gordura no leite é muitas vezes a base para evitar produtos lácteos, mas essa gordura é um componente importante, dado o seu alto valor nutricional.

O leite de camelo tem um menor teor de gordura comparado com o leite de vaca e os seus ácidos gordos são principalmente ácidos gordos poliinsaturados. Estes são geralmente considerados ácidos gordos saudáveis.

As experiências conduzidas pelos cientistas comprovaram que os ácidos gordos do leite de camelo reduzem a inflamação produzida pelos macrófagos. Além disso, um complexo de proteínas conhecido como inflamassoma (um fator central da inflamação celular) foi reduzido por esse lípidos do leite de camelo.

Contudo, ainda não foram feitos testes em humanos, mas caso se verificassem os mesmo efeitos, isso mostraria que o leite pode prevenir a inflamação associada à diabetes. Adicionalmente, podem também explicar alguns dos benefícios pressupostos do consumo de leite de camelo na prevenção do diabetes.

Keith Morris, um dos cientistas responsável pelo estudo, reconhece que ainda não é possível dizer ao certo que o leite de camelo “cura” o diabetes ou se reduziria a inflamação se uma pessoa com diabetes tipo 2 o consumisse regularmente.

Os resultados do estudo apenas sugerem que o leite deste animal pode desempenhar um papel na redução da inflamação celular, que é uma parte importante do diabetes tipo 2.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.