Leilão de uma consola raríssima pode mudar a história dos videojogos para sempre

Mats Lindh / Wikimedia

Protótipo da Nintendo PlayStation.

O protótipo de uma Nintendo PlayStation está em leilão e, dependendo de quem o comprar, pode alterar a história dos videojogos para sempre.

O raríssimo protótipo de uma Nintendo PlayStation está em leilão desde o mês passado. Para os mais leigos, este foi o resultado de uma colaboração entre a Nintendo e a Sony para uma consola de videojogos em disco do SNES. Contudo, o produto afinal acabou por nunca ir para as prateleiras, já que a Nintendo cancelou o acordo após perceber que o contrato celebrado daria demasiado controlo sobre o produto à Sony.

O protótipo em leilão é considerado tão raro que se acredita que seja o único existente em todo o mundo, de acordo com o OneZero.

Há vários obstáculos para jogar videojogos antigos, mas, um dia, a realidade virtual poderá permitir que várias pessoas interajam com um dispositivo ilusório como a Nintendo PlayStation, recriando digitalmente o hardware da consola.

“Estou numa missão para digitalizar e preservar a história dos videojogos físicos”, escreveu Palmer Luckey, fundador da plataforma de realidade virtual Oculus, no Twitter. “A realidade virtual perfeita garantirá que a experiência original continue para sempre, mas precisamos de manter estas coisas vivas e funcionais enquanto isso”. Luckey é um dos licitadores no leilão da Nintendo PlayStation.

O leilão termina esta quinta-feira e o lance mais alto está nos 280 mil dólares. Desconhece-se se é Palmer Luckey quem lidera, mas as suas intenções são, de facto, únicas. O empreendedor norte-americano explicou num outro tweet que o seu projeto envolvia a construção do centro de armazenamento de videojogos mais avançado de sempre.

Em declaração ao OneZero, Luckey disse que a plataforma está operacional há vários anos e que o objetivo é preservar os videojogos para as futuras gerações. Mas nem todos concordam com este ponto de vista e alguns especialistas consideram-no redutor. Eles defendem que para preservar verdadeiramente os jogos, backups digitais e coleções pessoais não são suficientes.

O International Center for the History of Electronic Games é uma das instituições a fazer este tipo de trabalho, tentando preservar os videojogos mais antigos. “Se um jogo chegar até nós, digamos, num disco, eu preocuparia-me em preservar o próprio disco, a caixa, as instruções e todas essas coisas”, disse Shannon Symonds, uma das curadoras do museu.

“Se a realidade virtual for a única coisa que restará? Eu sentiria pena nesse caso. Porque acho que falta um monte de coisas. Mas a realidade virtual como parte integrante de uma versão mais ampla da preservação? Sem dúvida. Não há nada de errado com isso”, acrescentou Symonds.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reforma eleitoral promovida por Joe Biden travada no Senado dos EUA

A reforma eleitoral promovida pelo presidente norte-americano Joe Biden, considerada a maior das últimas décadas, foi travada no Senado dos Estados Unidos pela oposição do partido republicano. Em votação na câmara alta do Congresso na tarde …

PJ detém cinco pessoas acusadas de raptarem criança de 13 anos para a obrigar a casar

A Polícia Judiciária deteve, na terça-feira de madrugada, três homens e duas mulheres suspeitos de terem raptado uma criança de 13 anos para a obrigar a casar com um rapaz da mesma idade. Os cinco detidos …

Portugal vs França Em Direto. Onze provável da seleção com Renato e Moutinho de início

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Ana Paula Vitorino já tem luz verde para liderar AMT

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) aprovou a escolha da ex-ministra do Mar e atual deputada Ana Paula Vitorino para a presidência da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), …

"Pensão na Hora". Dez mil portugueses pediram reforma aprovada em 24 horas

A Segurança Social já recebeu dez mil pedidos de reforma através do "Pensão na Hora", mas só 14% foram deferidos automaticamente 24 horas depois. A ferramenta digital "Pensão na Hora" está disponível há cerca de quatro …

Depois da nega de Costa, associações da Cultura foram recebidas por Marcelo

O Presidente da República reuniu-se, esta terça-feira, com representantes das associações e promotores de espetáculos, que expressaram as dificuldades que o setor atravessa, como a obrigatoriedade de testagem para a realização de eventos. "Estivemos em Belém …

Portugal regista três mortes e o maior número de casos desde fevereiro

Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas - o maior número desde 24 de fevereiro - e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados …

PAN quer proibir animais de companhia acorrentados e em varandas

O PAN quer proibir os donos de animais de companhia de os acorrentarem permanentemente ou os colocarem em varandas por largos períodos de tempo, através de um projeto de lei entregue hoje na Assembleia da …

IGAI abre processo ao protesto do Movimento Zero. Manifestante fez a saudação fascista

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) anunciou, esta terça-feira, que abriu um processo administrativo à manifestação dos elementos das forças de segurança que pertencem ao Movimento Zero, tendo pedido informações à Polícia de Segurança Pública …

Iniciativa Liberal garante que sardinhada de S. João é um “jantar como outro qualquer”

O evento foi divulgado ontem no Facebook mas acabou por ser retirado ao fim da tarde da página do partido para não gerar “más interpretações”. Ao contrário do “Arraial Liberal”, que se realizou em Lisboa, …