“Lei dos primos” corre o risco de ser adiada para depois das eleições

Manuel de Almeida / Lusa

A aprovação da lei do PS que aperta as regras de nomeações governamentais está em dúvida na maratona de votações de sexta-feira. Os sociais-democratas ainda não decidiram o sentido de voto.

Na primeira versão, o PS fez uma lei que alterava diretamente diplomas relativos aos gabinetes do Governo e ao estatuto do pessoal dirigente da administração. Agora, os socialistas entregaram uma nova redação mais generalista em que estabelecem os mesmos impedimentos nas nomeações para os gabinetes de apoio aos titulares de cargos políticos e públicos.

Desta forma, um titular não pode nomear o cônjuge ou unido de facto, ascendentes e descendentes (seus e do cônjuge), irmãos e respetivos cônjuges, parentes até ao quarto grau na linha colateral (primos), e pessoas com quem tenha relação de adoção, tutela ou apadrinhamento.

Nesta terça-feira, na reunião da Comissão para o Reforço da Transparência, o deputado Álvaro Batista, do PSD, considerou que as regras que o PS quer impor “não vão tão longe quanto o necessário”. “Por isso, não vamos votar a favor.”

Segundo o deputado, o problema é que “não está tratada a questão das nomeações cruzadas, que é algo que a sociedade civil exige” e que as novas regras deviam abranger.

Álvaro Batista lamentou que a proposta do PS tenha chegado apenas na “fase final dos trabalhos” da comissão “e não houve o tempo necessário para que todos os grupos parlamentares contribuíssem para, de forma empenhada, fazer um projeto diferente para contrariar as nomeações que existem de forma generalizada em toda a sociedade”.

“Fica ainda a faltar a regulamentação de muitas questões. Esta temática deve ser revisitada na próxima legislatura, deve ser encarada de forma diferente, muito além do que está aqui previsto”, disse o deputado social-democrata, citado pelo Público.

Questionado pelo mesmo jornal no final da reunião, Álvaro Batista vincou que o PSD ainda não decidiu o seu sentido de voto de sexta-feira, mas será “entre a abstenção e o contra”. O voto depende da decisão da comissão política nacional do PSD, que só irá decidir na quinta-feira à tarde.

Ainda ao Público, o CDS fez saber que poderá abster-se ou votar a favor, uma vez que o partido não quer ficar com o ónus de impedir que se legisle sobre o assunto, embora considere que a questão das nomeações é de “bom senso”.

Por sua vez, o deputado do PCP António Filipe disse ao diário ainda não saber como a bancada comunista vai votar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …