Legislação laboral. Costa “não dá a cara com a careta” e a esquerda não se deixa seduzir

Manuel de Almeida / Lusa

Catarina Martins, Jerónimo de Sousa

Numa aparente aproximação aos seus antigos parceiros de geringonça, António Costa diz que “não podemos sair desta crise com a legislação de trabalho que tínhamos quando esta crise começou”. Mas a esquerda não se deixa convencer.

Na moção que apresentou ao próximo congresso do PS, intitulada “Recuperar Portugal, garantir o futuro”, António Costa salienta que o PS deve “assumir a revisão da legislação laboral para regular adequadamente as novas formas de trabalho e assegurar direitos laborais e de proteção social a estes trabalhadores”.

Além disso, sublinha a necessidade de “combater o recurso abusivo ao trabalho temporário aumentando a responsabilização dos utilizadores, com maior transparência e prestação de informação e reforço da estabilidade laboral dos quadros das empresas de trabalho temporário”.

Mas tanto o PCP como o Bloco de Esquerda não se deixaram convencer pelas intenções do primeiro-ministro.

“Assumir a revisão da legislação laboral seria sempre uma boa notícia, mas na verdade, lendo o resto da moção que é apresentada ao congresso, o que registámos é que não há nenhuma novidade no PS“, refere o partido de Catarina Martins, citado pelo Diário de Notícias.

Os bloquistas consideram necessário fazer alterações, na mesma lei ou noutra, sendo essencial “que se revoguem as medidas de corte nas indemnizações por despedimento introduzidas na lei durante a vigência da troika”.

Para Jerónimo de Sousa, António Costa “não dá a cara com a careta” uma vez que “ainda há dois anos se juntou ao PSD e ao CDS para alargar o período experimental por seis meses”, uma opção que levou “a que milhares de jovens fossem despedidos mal começou a epidemia”.

Este é “o mesmo PS que vota contra as iniciativas” do PCP “para pôr fim à caducidade da contratação coletiva, sabendo que essa é a fonte da desregulação”, disse.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Deixem os Camaradas do PCP continuar a governar este País através do A Costa. No fim, vamos todos perceber que Portugal pertence ao Funcionalismo Público. Só falta a aprovação da tão desejada Regionalização para colocar todos os amigos e familiares da Geringonça.

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …