Legionella: especialista fala em “surto estranho”

Passaram 11 dias, 44 infetados e quatro mortes desde que foi detetado o primeiro caso de legionella no Hospital São Francisco Xavier. Pneumologista fala em “surto estranho”.

O Diário de Notícias contactou o pneumologista Agostinho Fernandes que falou sobre os casos de legionella que têm aparecido pelo país e que já vitimaram mortalmente quatro pessoas. Com o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a admitir que o surto pode ainda provocar mais mortos, apesar de já se encontrar em decréscimo, Agostinho Fernandes considera este um “surto estranho”.

“Normalmente quando há fuga de água com legionella, aparece uma contaminação brusca e vão aparecendo casos ao longo do tempo, mas ao fim de dez dias deixam de aparecer. Isto faz pensar que o que quer que tenha causado o surto manteve-se a contaminar água com a bactéria”, aponta o especialista.

No entanto, Agostinho considera que o número de mortes, tendo em conta que o surto está a afetar maioritariamente população idosa e já com outras patologias associadas, está dentro do expectável. “O número de mortes por pneumonia nesta população com comorbilidades e com idade está mais ou menos dentro do esperado. São 10%. Morreriam mais se não houvesse cuidados intensivos”.

O diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar São João acredita que o aumento do número de pessoas internadas em cuidados intensivos poderá estar relacionado com “a gravidade da doença” ou mesmo com a “mediatização”.

É uma questão de precaução. Quando o doente tem insuficiência respiratória, vai para os cuidados intensivos. É o procedimento normal quando há agravamento da situação e questões de risco”, diz o professor catedrático de medicina.

Dos 44 infetados, sete estão nos cuidados intensivos e todos tinham já problemas de saúde crónicos e a maioria mais de 70 anos.

Em curso estão agora as investigações à origem do surto. Adalberto Campos Fernandes lembrou, na sexta-feira, que “está a decorrer “um conjunto de inquéritos” e que “é fundamental perceber como é que equipamentos que têm contratos de manutenção, de vigilância, que estão subcontratados, podem, ao que tudo indica, ter libertado para a atmosfera estas bactérias”.

O Ministro garantiu, ainda, “agir com toda a firmeza e determinação sobre aquilo que for o apuramento factual das responsabilidades”.

Já Marcelo Rebelo de Sousa recordou que o ministro espera um relatório sobre as causas dentro de uma semana e frisou que “é muito importante, por uma questão de transparência num serviço público, saber se a causa se localizou nesse serviço público, qual foi a causa e, portanto, a que conclusões chega o inquérito administrativo antes da investigação do MP”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Família de Prince vai processar hospital que tratou músico dias antes de morrer

A família apresentou o processo por morte por negligência contra um médico e um farmacêutico do Trinity Medical Center, nos Estados Unidos, o hospital que assistiu Prince antes de morrer. Os herdeiros de Prince vão processar …

Acordo suspende julgamento de Rúben Semedo por crime de agressão

O julgamento do futebolista português do Villarreal, por uma alegada agressão no exterior de uma discoteca, foi suspenso, esta terça-feira, para as duas partes chegarem a acordo. Rúben Semedo, de 23 anos, é acusado de agredir …

250 padres vão aprender a exorcizar no Vaticano

Cerca de 250 padres, vindos de 50 países, chegaram a Roma para, entre outras coisas, aprender a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demónios". A prática …

Santa Maria impedido de formar internos de otorrino

A Ordem dos Médicos decidiu que o Hospital Santa Maria, em Lisboa, fica impedido de formar internos na especialidade de otorrinolaringologia, confirmou à Lusa o presidente do colégio de especialidade. Artur Condé disse que, "até nova …

Maçã fatiada na mala de mão valeu multa de 500 dólares a passageira

500 dólares, ficar sem o visto "global entry" e ter de ser revistada para o resto da vida foi o preço que Crystal Tadlock teve de pagar por levar uma maçã fatiada na mala de mão. Crystal …

Ex-Presidente Bush hospitalizado um dia após funeral da mulher

O ex-Presidente norte-americano, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue". "O Presidente Bush foi admitido no hospital Houston …

IKEA avisa clientes por lapso no fabrico de placa de fogão

Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo IKEA levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste …

PS pressionado pelo governo brasileiro por causa de Lula. "É tudo falso"

O professor Boaventura de Sousa Santos garante que Ana Catarina Mendes, faltou a um evento solidário por pressão do governo brasileiro. "É falso", desmente a secretária-geral adjunta do PS. Boaventura Sousa Santos, diretor do Centro de …

Bruxelas multa Altice em 124 milhões de euros por compra da PT Portugal

A Comissão Europeia sanciona a multinacional Altice com o pagamento de uma multa de 124,5 milhões de euros por violação das regras comunitárias, no âmbito da compra da PT Portugal, operação que concretizou antes da …

Com 12 anos, apanhou um comboio, dois aviões e foi para Bali sozinho

Drew, nome fictício, é um menino de 12 anos, natural de Sydney que não gostou de ouvir a mãe a dizer não a uma viagem a Bali. Pôs os pés ao caminho e foi sozinho. Drew, …