Led Zeppelin vencem batalha judicial. Afinal, “Stairway to Heaven”não foi obra de plágio

A batalha judicial já durava desde 2014. Agora, o Supremo Tribunal recusa-se a analisar o caso e a banda de Jimmy Page e Robert Plant vence aquela que terá sido uma das mais intensas lutas de direitos de autor dos últimos anos.

De acordo com o NPR, a famosa banda inglesa Led Zeppelin foi arrastada num longo processo até ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos, mas ao fim de 6 anos conseguiu defender a autoria do clássico “Stairway to Heaven”, música pertencente ao álbum Led Zeppelin IV – um dos maiores hinos da banda londrina.

O grupo estava envolvido há vários anos numa batalha legal com os Spirit – banda norte-americana de rock psicadélico e progressivo. O primeiro processo contra os Led Zeppelin surgiu em 2014, quando os representantes de Randy “California” Wolfe, vocalista e guitarrista dos Spirit (que morreu em 1997), acusaram Jimmy Page de plagiar a progressão de guitarra que marca a introdução de Taurus, música gravada pelos Spirit em 1968.

De acordo com a defesa de Wolfe, Page teria ganho inspiração para escrever a introdução de “Stairway to Heaven” depois de ouvir Taurus durante um concerto da digressão que os Led Zeppelin e os Spirit fizeram em conjunto nos anos de 60.

Na altura, o juiz não ficou convencido com o argumento e decidiu a favor dos Led Zeppelin, considerando que as duas faixas não eram “intrinsecamente parecidas”.

Em 2018, um tribunal de segunda instância de São Francisco descartou o veredicto inicial, mas o Tribunal de Recurso dos Estados Unidos inverteu novamente a decisão em março deste ano, favorecendo os Led Zeppelin. Para os representantes de Randy California, a esperança estava no Tribunal Supremo, que rejeitou analisar o caso esta segunda-feira, dia 5 de Outubro.

Este tipo de acusações não são novidade para a banda britânica, que já teve de compensar financeiramente e ceder direitos de autor a vários artistas ao longo dos anos.

Um dos casos mais notórios será o do baixista e compositor Willie Dixon, que processou o grupo em 1985 por causa de “Whole Lotta Love”, clássico de Led Zeppelin II que, de certa forma, é uma adaptação de You Need Love, que Dixon cedeu em 1962 a Muddy Waters.

Outro famoso caso de plágio remonta a 2015, quando um juiz considerou que Robin Thicke e Pharrell Williams foram responsáveis por violação de direitos de autor, depois de terem composto a música “Blurred Lines”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …