Led Zeppelin vencem batalha judicial. Afinal, “Stairway to Heaven”não foi obra de plágio

A batalha judicial já durava desde 2014. Agora, o Supremo Tribunal recusa-se a analisar o caso e a banda de Jimmy Page e Robert Plant vence aquela que terá sido uma das mais intensas lutas de direitos de autor dos últimos anos.

De acordo com o NPR, a famosa banda inglesa Led Zeppelin foi arrastada num longo processo até ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos, mas ao fim de 6 anos conseguiu defender a autoria do clássico “Stairway to Heaven”, música pertencente ao álbum Led Zeppelin IV – um dos maiores hinos da banda londrina.

O grupo estava envolvido há vários anos numa batalha legal com os Spirit – banda norte-americana de rock psicadélico e progressivo. O primeiro processo contra os Led Zeppelin surgiu em 2014, quando os representantes de Randy “California” Wolfe, vocalista e guitarrista dos Spirit (que morreu em 1997), acusaram Jimmy Page de plagiar a progressão de guitarra que marca a introdução de Taurus, música gravada pelos Spirit em 1968.

De acordo com a defesa de Wolfe, Page teria ganho inspiração para escrever a introdução de “Stairway to Heaven” depois de ouvir Taurus durante um concerto da digressão que os Led Zeppelin e os Spirit fizeram em conjunto nos anos de 60.

Na altura, o juiz não ficou convencido com o argumento e decidiu a favor dos Led Zeppelin, considerando que as duas faixas não eram “intrinsecamente parecidas”.

Em 2018, um tribunal de segunda instância de São Francisco descartou o veredicto inicial, mas o Tribunal de Recurso dos Estados Unidos inverteu novamente a decisão em março deste ano, favorecendo os Led Zeppelin. Para os representantes de Randy California, a esperança estava no Tribunal Supremo, que rejeitou analisar o caso esta segunda-feira, dia 5 de Outubro.

Este tipo de acusações não são novidade para a banda britânica, que já teve de compensar financeiramente e ceder direitos de autor a vários artistas ao longo dos anos.

Um dos casos mais notórios será o do baixista e compositor Willie Dixon, que processou o grupo em 1985 por causa de “Whole Lotta Love”, clássico de Led Zeppelin II que, de certa forma, é uma adaptação de You Need Love, que Dixon cedeu em 1962 a Muddy Waters.

Outro famoso caso de plágio remonta a 2015, quando um juiz considerou que Robin Thicke e Pharrell Williams foram responsáveis por violação de direitos de autor, depois de terem composto a música “Blurred Lines”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.