Leão de Alvalade sai por cima em festival de golos

Miguel A. Lopes / Lusa

Partida emocionante em Alvalade no duelo entre os “leões” de Lisboa e de Faro, num festival que teve cinco golos e três bolas nos ferros.

O Sporting não desperdiçou pontos na recepção deste domingo ao Farense, começou a partida com tudo, foi perdendo gás, deixou-se empatar, mas reagiu de pronto e somou três importantes pontos na luta pelo título.

A equipa de José Mota entrou amorfa em campo, mas reergueu-se das cinzas e vendeu cara a derrota. Daniel Bragança, Gyökeres, Belloumi, Zé Luís e Pedro Gonçalves foram os goleadores de serviço no encontro desta 24.ª ronda da Liga.

O Sporting dominou quase por completo a primeira parte, porém, abrandou o ritmo quando alcançou uma almofada de dois golos de vantagem, o Farense acordou da letargia que mostrou desde o apito inicial e conseguiu equilibrar a balança.

Com quatro novidades no “onze” relativamente ao dérbi ante o Benfica: St. Juste, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança e Nuno Santos foram titulares em detrimento de Coates, Eduardo Quaresma, Morita e Geny Catamo, respectivamente.

Os “leões” entraram famintos em campo, foram pressionantes e letais. Daniel Bragança abriu a contagem à lei da bomba logo aos 11 minutos e, aos 29, “Pote“ assistiu Viktor Gyökeres para o 2-0.

Além dos dois tentos, outras duas bolas embateram na trave da baliza de Ricardo Velho. Mohamed Belloumi, que tinha feito o primeiro remate dos algarvios aos 28 minutos, assinou um golaço quatro volvidos e deixou o marcador ao rubro…

Ao descanso, Bragança era o elemento em destaque fruto de um remate, que redundou num grande golo, 34 acções com a bola, cinco duelos vencidos, um perdido e quatro acções defensivas. Por tudo isto, tinha um era o MVP com um GoalPoint Rating de 6.9.

Os últimos 15 minutos fizeram bem à equipa de José Mota, que não perdeu o embalo no regresso dos balneários e foi com tudo em busca do empate.

Zé Luís lançou uma “granada” que deixou a baliza leonina a tremer e, no lance seguinte, na sequência de um canto, Elves Baldé centrou para o cabeceamento mortífero de Zé Luís que gelou Alvalade.

Mas foi imediata a reacção “verde-e-branca”. Esgaio deu largura no corredor direito, cruzou no momento certo para Pedro Gonçalves decretar o 3-2.

A partir daí, Rúben Amorim foi gerindo com pinças várias unidades, o Farense tentou agigantar-se no ataque e os de Alvalade tentavam dar a estocada final do “placard”, mas as defensivas superiorizaram-se aos ataques e o encontro terminou com os três pontos a entrarem na conta do Sporting.

Nas últimas dez jornadas da prova, a formação sportinguista somou nove triunfos e um empate. Até ao momento, a turma leonina venceu todas as partidas que realizou no seu reduto no campeonato e atingiu a fasquia dos 66 golos marcados.

Por sua vez, o Farense contabilizou o sexto encontro sem vencer, tem três derrotas consecutivas e apenas uma vitória nos últimos oito duelos em que entrou em acção.

Melhor em Campo

Daniel Bragança justificou a titularidade com uma bela exibição. Intenso sem a bola, eficaz com o esférico nos pés, pautou os ritmos e emergiu em cena com dois remates, um grande golo, apenas quatro passes falhados em 46 tentados (eficácia de 91%).

Chegou às 63 acções com a bola, venceu nove duelos, perdeu apenas um, recuperou a posse em três ocasiões, perdeu-a em cinco, carimbou sete acções defensivas e sofreu três faltas.

O médio leonino foi a figura do encontro com um GoalPoint Rating de 7.7.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.