A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Emilio Morenatti/AFP

Casa que escapou à fúria da lava na ilha de Gran Canária, na localidade de El Paraíso

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela sua origem vulcânica.

As imagens que chegam de de La Palma, a ilha que tem sido varrida por um mar de lava proveniente da erupção do vulcão Cumbre Vieja que destrói casas e terrenos, nomeadamente plantações de bananas, por onde passa, têm gerado surpresa e choque por evidenciarem a facilidade com que milhares de famílias têm ficado desprovidas dos seus bens, sem que nada possam fazer para impedir o avanço e conquista da natureza.

No entanto, uma exceção despertou o interesse e atenção de vários meios de comunicação internacionais. Trata-se de uma casa térrea, isolada no meio de um monte da ilha vulcânica que, sem justificação aparente, escapou à força da lava impetuosa, tendo permanecido intacta para regozijo dos seus proprietários, Inge e Ranier Cocq, um casal de reformados dinamarquês que escolheu a ilha espanhola para passar os seus últimos anos.

Apesar da adoração pela ilha, que escolheram precisamente pela sua origem vulcânica, o casal não estava em La Palma quando a erupção teve início — desde que a pandemia começou que reduziram as deslocações —, ficando dependente de contactos de vizinhos e das imagens televisivas para se atualizar sobre o estado da sua habitação, que já ganhou o título de “casa milagre“.

Ada Monnikendam, uma das responsáveis pela construção da casa, contou ao El Mundo a reação do casal quando o informou das boas notícias. “Apesar de não conseguirmos ir aí neste momento, estamos muito aliviados que a casa permaneça de pé.” De facto, o mesmo não podem dizer os proprietários de mais de 200 habitações naquela região, chamada El Paraíso — para além de habitações, as autoridades locais estimam que mais de 390 edifícios, tais como escolas também tenham sido destruídos.

Ao longo das últimas horas, o avanço da lava abrandou significativamente (600 metros por hora), o que originou, junto dos especialistas o receio de que esta se pudesse espalhar ainda mais nos próximos dias e causar mais destruição em vez de se encaminhar diretamente para o mar, avança a Associated Press.

De acordo com o Instituto Nacional Geográfico das Canárias, citado pelo The Guardian, a atividade sísmica na ilha é agora “baixa“.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Depois dos treta-plana, dos negacionistas da Covid, do Trump, etc, parece que agora há negacionistas do vulcão!
    Tanto analista, sociólogo, vidente, bruxo, cartomante, mentalista, etc e ninguém previu que, em 2021, houvesse gente com o mínimo de literacia a fazer estas figuras!…

RESPONDER

Mosteiro medieval abriga o mais completo museu do circo da Europa

Nos salões de um mosteiro medieval na pitoresca localidade de Besalú, em Girona, alojou-se o Circusland - Palácio Internacional do Circo, o primeiro museu profissional da Europa que se dedica ao circo. O espaço conta com …

Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, vai ser lançado em Espanha na quinta-feira, no que é a primeira vez que a obra está disponível em …

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas. A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um …

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …