/

Lar em Viseu com 55 infetados. Mais de 30 pessoas aguardam resultados

1

Pedro Sarmento Costa / Lusa

A Santa Casa da Misericórdia de Cinfães regista, ao início da noite desta quarta-feira, 55 casos positivos de covid-19, sendo 33 utentes e 22 funcionários.

Em comunicado, a Câmara de Cinfães, no distrito de Viseu, refere que, “no total, foram testadas 153 pessoas, aguardando-se os resultados de 32 pessoas, utentes da instituição em serviço de apoio domiciliário”.

“Todos os casos positivos foram devidamente contactados e informados pela autoridade de saúde. Os funcionários tiveram indicação de isolamento e os seus contactos próximos, nomeadamente os familiares, indicação para isolamento profilático”, explica.

De acordo com a autarquia, liderada por Armando Mourisco, para evitar o contágio, “os utentes positivos encontram-se separados, em espaço diferente dos não positivos”.

A Proteção Civil Municipal, a Autoridade de Saúde e a Santa Casa da Misericórdia “mantêm um acompanhamento rigoroso e permanente, de forma a garantir o máximo bem-estar e as melhores condições de saúde dos utentes e funcionários”, acrescenta.

A Câmara sublinha que se vivem “momentos de incertezas, angústias e exigências máximas” e apela aos munícipes que cumpram as orientações da Direção-Geral da Saúde.

“A situação que vivemos no concelho obriga a que sejamos todos muito responsáveis. Seja um agente da saúde pública e cumpra todas as normas e medidas preventivas. O combate a esta pandemia depende do contributo de todos nós”, realça.

Também nesta quarta-feira, o presidente da Câmara de Alcobaça, no distrito de Leiria, revelou que há um foco de contágio de covid-19 no lar da Misericórdia de Aljubarrota, que fez já, entre idosos e funcionários, 39 infetados.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 445 mil mortos e infetou mais de 8,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência AFP.

Em Portugal, morreram 1.523 pessoas das 37.672 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

 

1 Comment

  1. No concelho de Viseu ainda não houve vitimas da Covid!
    Cinfães é apenas uma vila e sede do respectivo município do distrito de Viseu.
    No entanto Cinfães fica muito mais perto de Lamego e de Vila Real, pertencendo inclusive à região norte, enquanto a região Dão Lafões, à qual pertence Viseu, se situa na região centro.
    Estes incompetentes e mafiosos da Lusa mereciam ser empalados…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.