/

Lar de Gaia com 51 infetados. Esperava testes há uma semana

Pedro Sarmento Costa / Lusa

O Lar de Santa Isabel, em Mafamude, Vila Nova de Gaia, tem 51 infetados com o novo coronavírus (covid-19), 43 dos quais utentes e oito funcionários, avança o Jornal de Notícias nesta segunda-feira.

A realização dos testes de diagnóstico à covid-19 foram levados a cabo pela câmara municipal depois de terem sido registados seis casos positivos há uma semana, no passado dia 9 de abril, conta o presidente do município, Eduardo Vítor Rodrigues, acusando as autoridades de saúde locais de nada fazerem durante mais de uma semana.

Dos 126 testes de diagnóstico levados a cabo, 41% deram positivo para o novo coronavírus, precisa o mesmo matutino.

O socialista Eduardo Vítor Rodrigues deixa duras críticas às autoridades de saúde locais, nomeadamente o Agrupamento de Centros de Saúde de Gaia e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), acusando-os de não cumprirem o protocolo da Direção-Geral da Saúde que manda testar os lares sempre que há casos positivos.

Se não entrássemos lá ontem [neste sábado], entrava a agência funerária na próxima semana”, disse Eduardo Vítor Rodrigues, citado pelo JN.

Ao todo, conta a TVI 24, há mais de 70 casos confirmados em lares de idosos no concelho.  A autarquia pretende testar mais de 1.800 idosos e 600 funcionários com a unidade móvel que preparou para realizar testes de diagnóstico.

“O que não faz sentido nenhum é termos visto aquilo que aconteceu no Lar Santa Isabel em que foram diagnosticados há uma semana seis positivos e depois, passado uma semana, ninguém mais lá pôs os pés. Quando não surte efeito em tempo útil, e eu acho que uma semana já é mais do que tempo útil, avançamos nós“, disse aos microfones da TVI o socialista Eduardo Vítor Rodrigues.

O JN tentou, sem sucesso, contactar a ARSN para mais esclarecimentos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.