O desenvolvimento dos automóveis autónomos tem-se centrado na circulação em vias bem sinalizadas, mas a Land Rover já está a trabalhar no sentido de desenvolver tecnologia que permita a estes sistemas tirar partido das capacidades todo-o-terreno dos seus veículos.
A condução em todo o tipo de terreno é algo que bem mais complicado que circular numa estrada asfaltada, mas a Land Rover não deixa que isso a impeça de imaginar um futuro onde os seus automóveis poderão seguir autonomamente por estradas de todos os tipos.
A marca concebeu mesmo a possibilidade de um comboio de veículos comunicar entre si, de forma a que o veículo que segue à frente possa alertar os outros veículos sobre o tipo de obstáculos que transpôs – e também sinalizar se será melhor optarem por outra abordagem, no caso de ficar atolado.
Tal permitiria, por exemplo, organizar expedições e safaris com veículos autónomos,
A marca não anunciou para já qualquer prazo para que o projecto se torne realidade.
Mas é bom saber que já há quem esteja a trabalhar em automóveis autónomos que não deixam de funcionar assim que termina o alcatrão.
Porque, se considerarmos o estado de muitas das nossas estradas, será provavelmente obrigatório que um carro autónomo tenha capacidade de navegação todo-o-terreno…
ZAP / Pela Estrada Fora