/

Posto de lançamento de mísseis norte-coreano está de novo operacional

(dv) KNS / KCNA

Um local de lançamento de mísseis que a Coreia do Norte tinha começado a desmantelar para cumprir compromissos com os EUA foi recuperado e está de novo funcional.

Baseados em novas imagens de satélite, especialistas de dois think tanks de Washington — o “Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais” e o “38 Norte” — afirmaram esta quinta-feira que o posto Sohae (para lançamento de mísseis com capacidade nuclear) está “de novo em estado operacional normal“.

Com base em imagens tiradas no início de março, esses especialistas já tinham reportado a reconstrução do local de lançamento de mísseis Sohae, logo a seguir à cimeira de Hanói, onde o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, falharam um acordo sobre o desarmamento nuclear da península coreana.

O presidente dos Estados Unidos advertiu que ficaria “muito, muito desapontado” com o líder da Coreia do Norte se tal informação viesse a ser confirmada.

De acordo com especialistas do grupo de reflexão “38 Norte”, a reconstrução dessas instalações, que incluem um campo de tiro e um local de teste para motores de foguetes, continuou “a um ritmo rápido”.

Para os especialistas, este dado demonstra que a Coreia do Norte pode rapidamente reverter todas as ações de desmantelamento dos seus programas de armas nucleares que tinham sido iniciadas após a primeira cimeira, em 2018, constituindo uma “afronta à estratégia diplomática do Presidente dos EUA”.

EUA “dispostos” a retomar “negociações construtivas”

“Estamos dispostos a envolver-nos em negociações construtivas com a Coreia do Norte”, declarou o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Robert Palladino, que se escusou a revelar se houve conversações entre Washington e Pyongyang desde o fracasso da recente cimeira em Hanói entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o dirigente norte-coreano, Kim Jong-un.

Trump considerou “dececionante” que a Coreia do Norte tenha reconstruido a base de testes nucleares que tinha desmantelado no ano passado e previu que “dentro de cerca de um ano” se saberá se os seus esforços de diálogo com Kim darão ou não frutos.

“Veremos. Saberemos dentro de cerca de um ano”, acrescentou o Presidente norte-americano, que falou à imprensa antes de uma reunião bilateral na Casa Branca com o primeiro-ministro checo, Andrej Babis.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.