Lamonte passou mais de metade da sua vida na cadeia por um crime que não cometeu

(cv)

Lamonte McIntyre a abraçar a mãe à saída do tribunal

Lamonte McIntyre tinha 17 anos quando foi condenado a duas penas de prisão perpétua por dois assassinatos que não cometeu. Esta sexta-feira, 23 anos depois, o norte-americano foi libertado.

Rodeado de jornalistas, câmaras e apoiantes. Foi assim que Lamonte McIntyre saiu da prisão, esta sexta-feira, depois de 23 anos preso injustamente, conta o Telegraph.

O homem de 41 anos, do Estado norte-americano do Kansas, foi preso por duplo homicídio, quando tinha apenas 17 anos, e condenado a duas penas de prisão perpétua, com base em relatos de várias testemunhas que depois se retrataram.

Segundo os procuradores responsáveis pelo caso, não havia provas físicas ou motivos que o ligassem aos crimes ocorridos em 1994. Lamonte sempre reclamou a sua inocência.

De acordo com o Washington Post, citado pelo jornal britânico, os investigadores iniciais nunca emitiram mandados de busca nem descobriram uma conexão entre o americano e as duas vítimas. Lamonte foi detido 20 minutos depois dos interrogatórios às testemunhas.

“A investigação foi precipitada e artificial”, afirmou a Midwest Innocence Project, organização que ajudou a libertar o norte-americano.

A mãe, Rose McIntyre, que estava presente no momento em que Lamonte foi detido, agradeceu a “todos aqueles que nunca desistiram do filho”. O Kansas City Star, que fez um trabalho extenso sobre o caso, diz que houve muitas lágrimas no tribunal, quando o homem foi finalmente libertado.

“O juiz disse: ‘É um homem livre’ e eu quase caí redonda no chão“, citou o jornal The Star. “Só quero que ele sinta a luz do Sol”, acrescentou.

À saída do tribunal, Lamonte disse aos jornalistas que está “bem e feliz”. “Agradeço a Deus, agradeço a toda a gente que me apoiou”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Um engano qualquer pessoa tem , por isso os E.U.A. são os Reis dos enganos . Quando não conseguem enganar os outros enganam-se a eles próprios !|

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …