Lamborghini Sián é o primeiro supercarro híbrido com um supercondensador

A Lamborghini revelou as primeiras imagens do Sián, o seu novo supercarro híbrido. O veículo destaca-se por ser o primeiro do género equipado com um superconsdensador.

Normalmente, os carros elétricos são equipados com baterias de lítio, mas o novo Lamborghini Sián vem com um supercondensador, que consiste num condensador eletroquímico que tem uma extraordinária capacidade de armazenamento de energia.

As baterias normais aguentam com grandes quantidades de energia, mas demoram muito tempo a carregar. Os condensadores normais carregam rapidamente, mas armazenam pouca energia. Já os supercondensadores, por outro lado, juntam o melhor dos dois mundos: armazenam grandes quantidades de energia e carregam rapidamente.

O supercarro italiano conta com um motor V12 a combustível com 785 cavalos, assumindo-se como o motor mais poderoso já alguma vez criado pela fabricante. O motor elétrico é muito mais “humilde”, com apenas 34 cavalos — levando o carro para um total de 819 cavalos.

O Sián faz dos 0 aos 100 em menos de 2.8 segundos, devido ao seu grande poder de aceleração, e atingindo uma velocidade máxima de 350 quilómetros por hora. A exclusividade é outra das suas características, já que de acordo com o Jalopnik, só vão ser produzidos 63 exemplares. O carro ainda não disponível para venda, mas deverá custar algo como 3,3 milhões de euros.

O motor elétrico está incorporado na caixa de velocidades para dar uma resposta imediata e melhor desempenho. Manobras de velocidade reduzida como marcha atrás e estacionamentos podem ser feitas totalmente através do motor elétrico.

O carro foi apresentado esta terça-feira no Salão do Automóvel de Frankfurt. Segundo o press release da fabricante italiana, este “é o mais rápido Lamborghini de todos os tempos com um design futurista”.

“O Lamborghini Sián representa o primeiro passo na rota da Lamborghini para a eletrificação e acelerar o nosso motor V12 de última geração”, explicou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Lamborghini.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parece que o Continente vai fazer uma promoção: compra-se um Sien e um Gallardo e ele dão 50% de desconto na compra de um Huracan

RESPONDER

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …