Lamborghini Sián é o primeiro supercarro híbrido com um supercondensador

A Lamborghini revelou as primeiras imagens do Sián, o seu novo supercarro híbrido. O veículo destaca-se por ser o primeiro do género equipado com um superconsdensador.

Normalmente, os carros elétricos são equipados com baterias de lítio, mas o novo Lamborghini Sián vem com um supercondensador, que consiste num condensador eletroquímico que tem uma extraordinária capacidade de armazenamento de energia.

As baterias normais aguentam com grandes quantidades de energia, mas demoram muito tempo a carregar. Os condensadores normais carregam rapidamente, mas armazenam pouca energia. Já os supercondensadores, por outro lado, juntam o melhor dos dois mundos: armazenam grandes quantidades de energia e carregam rapidamente.

O supercarro italiano conta com um motor V12 a combustível com 785 cavalos, assumindo-se como o motor mais poderoso já alguma vez criado pela fabricante. O motor elétrico é muito mais “humilde”, com apenas 34 cavalos — levando o carro para um total de 819 cavalos.

O Sián faz dos 0 aos 100 em menos de 2.8 segundos, devido ao seu grande poder de aceleração, e atingindo uma velocidade máxima de 350 quilómetros por hora. A exclusividade é outra das suas características, já que de acordo com o Jalopnik, só vão ser produzidos 63 exemplares. O carro ainda não disponível para venda, mas deverá custar algo como 3,3 milhões de euros.

O motor elétrico está incorporado na caixa de velocidades para dar uma resposta imediata e melhor desempenho. Manobras de velocidade reduzida como marcha atrás e estacionamentos podem ser feitas totalmente através do motor elétrico.

O carro foi apresentado esta terça-feira no Salão do Automóvel de Frankfurt. Segundo o press release da fabricante italiana, este “é o mais rápido Lamborghini de todos os tempos com um design futurista”.

“O Lamborghini Sián representa o primeiro passo na rota da Lamborghini para a eletrificação e acelerar o nosso motor V12 de última geração”, explicou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Lamborghini.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parece que o Continente vai fazer uma promoção: compra-se um Sien e um Gallardo e ele dão 50% de desconto na compra de um Huracan

RESPONDER

Irão vai permitir que mulheres entrem nos estádios

A jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, imolou-se em frente a um tribunal de Teerão depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. A sua morte …

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …