Lamborghini Sián é o primeiro supercarro híbrido com um supercondensador

A Lamborghini revelou as primeiras imagens do Sián, o seu novo supercarro híbrido. O veículo destaca-se por ser o primeiro do género equipado com um superconsdensador.

Normalmente, os carros elétricos são equipados com baterias de lítio, mas o novo Lamborghini Sián vem com um supercondensador, que consiste num condensador eletroquímico que tem uma extraordinária capacidade de armazenamento de energia.

As baterias normais aguentam com grandes quantidades de energia, mas demoram muito tempo a carregar. Os condensadores normais carregam rapidamente, mas armazenam pouca energia. Já os supercondensadores, por outro lado, juntam o melhor dos dois mundos: armazenam grandes quantidades de energia e carregam rapidamente.

O supercarro italiano conta com um motor V12 a combustível com 785 cavalos, assumindo-se como o motor mais poderoso já alguma vez criado pela fabricante. O motor elétrico é muito mais “humilde”, com apenas 34 cavalos — levando o carro para um total de 819 cavalos.

O Sián faz dos 0 aos 100 em menos de 2.8 segundos, devido ao seu grande poder de aceleração, e atingindo uma velocidade máxima de 350 quilómetros por hora. A exclusividade é outra das suas características, já que de acordo com o Jalopnik, só vão ser produzidos 63 exemplares. O carro ainda não disponível para venda, mas deverá custar algo como 3,3 milhões de euros.

O motor elétrico está incorporado na caixa de velocidades para dar uma resposta imediata e melhor desempenho. Manobras de velocidade reduzida como marcha atrás e estacionamentos podem ser feitas totalmente através do motor elétrico.

O carro foi apresentado esta terça-feira no Salão do Automóvel de Frankfurt. Segundo o press release da fabricante italiana, este “é o mais rápido Lamborghini de todos os tempos com um design futurista”.

“O Lamborghini Sián representa o primeiro passo na rota da Lamborghini para a eletrificação e acelerar o nosso motor V12 de última geração”, explicou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Lamborghini.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parece que o Continente vai fazer uma promoção: compra-se um Sien e um Gallardo e ele dão 50% de desconto na compra de um Huracan

RESPONDER

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …