Lágrimas de cristal. Jovem chora “diamantes”

Em vez de lágrimas, Satenik Kazarián chora pequenos cristais. Os médicos ainda não conseguiram obter um diagnóstico preciso da doença, que tem tornado a vida desta jovem num autêntico “inferno”.

Satenik Kazarián, uma arménia de apenas 22 anos, sofre de uma doença tão rara que os médicos não são capazes de diagnosticar com precisão. Em vez de lágrimas, a jovem chora pequenos cristais.

Num único dia, formam-se até trinta cristais nos seus olhos. Nos últimos meses, o dia-a-dia da jovem tem sido um autêntico “inferno”, devido à necessidade de remover estes objetos transparentes dos seus olhos, um processo muito doloroso.

Numa entrevista concedida ao canal Mir 24, Kazarián contou que nem os oftalmologistas, nem os neuropatologistas conseguiram explicar este fenómeno. Os médicos receitaram algumas gotas e antibióticos, que fizeram com que os olhos da jovem parassem de derramar as “lágrimas de vidro”.

No entanto, a saúde da arménia piorou com estes medicamentos, pelo que decidiu parar de tomar a medicação receitada pelos especialistas, avança o Russia Today.

O caso de Satenik Kazarián chamou a atenção das autoridades do país. O vice-ministro da Saúde da Arménia, Oganés Arutiunián, declarou que, em breve, será realizado um conselho médico para abordar as possíveis causas da formação destes estranhos cristais, de forma a oferecer ao jovem o tratamento adequado.

Alguns médicos acreditam que o caso de Satenik pode ser uma doença metabólica chamada cistinose, uma mutação genética que causa a acumulação do aminoácido cistina nos lisossomos, que forma cristais nas células e pode afetar os olhos, rins e outros órgãos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …