/

Um lago milenar criado por um meteorito na Índia ficou cor-de-rosa (e ninguém sabe porquê)

4

A água no Lago Lonar, localizado no estado indiano de Maharashtra e formado após um meteorito atingir a Terra há cerca de 50 mil anos, mudou repentinamente de cor, provocando um debate entre cientistas e amantes da natureza.

Localizado a cerca de 500 quilómetros de Mumbai, na Índia, este lago de água salgada é um património geográfico nacional e um popular centro turístico. Nos últimos dias, vários turistas partilharam nas redes sociais imagens da cor incomum das suas águas, que se tornaram repentinamente cor-de-rosa.

Especialistas consultados pelos meios de comunicação locais apontam que não é a primeira vez que esta mudança de cor ocorre. Porém, desta vez, é mais evidente.

Gajanan Kharat, membro do comité de conservação e desenvolvimento do Lago Lonar, disse, em declarações à agência PTI, que “existem algas no corpo de água” e sugeriu que “a salinidade e as algas podem ser responsáveis ​​por esta mudança”.

Na sua opinião, atualmente, o nível da água no Lago Lonar é baixo em comparação com os últimos anos, o que “pode ​​causar um aumento na salinidade e uma mudança no comportamento das algas, devido, por sua vez, às mudanças atmosféricas”.

Por sua parte, Madan Suryavanshi, chefe do departamento de geografia da Universidade Dr. Babasaheb Ambedkar Marathwada, em Aurangabad, sustenta que, dada a escala da alteração de cor, “isto não pode ser uma intervenção humana”.

“No caso de um fenómeno natural, existem fungos que geralmente dão uma cor esverdeada à água, na maioria das vezes”, disse o investigador, acrescentando que o que está a acontecer “parece ser uma mudança biológica na cratera Lonar“.

Os cientistas estão à procura da presença de rodofíceas – as chamadas “algas vermelhas” -, que poderão influenciar a cor da água. Amostras do lago estão a ser enviadas para vários laboratórios. “Depois de estudá-las, poderemos dizer definitivamente por que a água do lago ficou vermelha”, disse Kharat.

ZAP //

4 Comments

  1. Deve ser ser por causa de alguma planta, ou mineral

    Agora uma duvida, se o meteorito formou esta cratera, e outros meteoritos todas as outras pelo mundo (não todas as crateras)como afirmado pela ciência, onde estão os pedaços do meteorito?

    Se a resposta for negativa e não existir, como eles então podem afirmar que estas craterars foram provocados por um meteorito se não existe uma prova?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.