Cientistas apanham pela primeira vez um lagarto a respirar debaixo de água

Cientistas acreditam que o lagarto consiga estar cerca de 15 minutos submerso

O ano está prestes a chegar ao fim, mas não sem antes nos deixar uma das coisas mais bizarras e incríveis já registadas no mundo animal: um lagarto costa-riquenho a respirar debaixo de água.

Captadas recentemente na Costa Rica, as imagens de um largado do género Anolis  revelaram que a espécie Anolis oxylophus possui uma habilidade extremamente incomum: os lagartos desta espécie respiram oxigénio armazenado debaixo de água, algo que nunca foi visto nem documentado até então.

Os biólogos e cineastas Neil Losin e Nate Dappen captaram este incrível comportamento enquanto filmavam o documentário Laws of the Lizard para o canal norte-americano The Smithsonian Channel. Estes lagartos costa-riquenhos sempre foram conhecidos por conseguirem desaparecer debaixo de água durante alguns minutos, mas os cientistas acreditavam que os répteis sustinham a respiração por bastante tempo.

Os lagartos do género Anolis são pequenos e coloridos e vivem numa ampla gama de habitats, desde florestas tropicais até quintais suburbanos, mas, até agora, os biólogos não sabiam ao certo o que acontecia quando estes espécimes da Costa Rica desapareciam na água, permanecendo lá por durante 15 minutos.

A ideia de observar o que acontecia debaixo da água partiu do herpetólogo Luke Mahler, professor de Ecologia e Biologia evolutiva na Universidade de Toronto, no Canadá. O investigador pediu aos cineastas que olhassem com atenção para as suas filmagens submarinas enquanto filmavam os lagartos, para ver se conseguiam identificar quaisquer pistas que pudessem explicar o comportamento dos animais.

Quando viram as imagens pela primeira vez, Dappen e Losin não viram nada fora do comum. Mais tarde, e já quando tinham regressando aos Estados Unidos, voltaram a ver as imagens mais de perto e foi aí que identificaram o estranho comportamento. “Vimos que esse comportamento de ‘respirar novamente’ não tinha sido documentado ou descrito antes”, explicou Losin em declarações ao portal Live Science.

O vídeo mostra uma fêmea da espécie submersa no fundo do rio durante quase dez minutos. Uma pequena bolha repetidamente se expande e contrai no topo de sua cabeça. O animal parece estar reciclando seu ar, assim como um mergulhador faz com o oxigénio de um tanque, tal como mostram as imagens abaixo.

The Smithsonian Channel

Segundo Dappen, esta estranha capacidade pode permitir a estes lagartos ficarem submerso tempo suficiente para evitar ameaças terrestres como predadores. Este método de “fuga” já foi registado em alguns invertebrados, como aranhas e besouros, mas este pode ser o único exemplo já descoberto em vertebrados terrestres.

Os cientistas não sabem ainda por que conseguem os lagartos respirar nesta condições. Contudo, e agora que descobriram que o comportamento ocorre na natureza, pretendem levar a cabo mais estudos sobre a mecânica da respiração submersa.

“[Esta descoberta] demonstra uma das coisas que os biólogos costumam descobrir: que há muitas coisas que não sabemos sobre a natureza”, rematou Dappen.

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …