Lagarde afasta ideia de adiamento nos reembolsos da Grécia

World Economic Forum / Flickr

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afastou a ideia de um adiamento no pagamento que a Grécia deve fazer à instituição.

“É manifestamente uma via que não seria adequada na situação atual”, afirmou Lagarde em conferência de imprensa em Washington.

A dirigente do FMI respondia a questões sobre um alegado pedido da Grécia para conseguir um adiamento nos reembolsos que terá de fazer em breve aos credores.

Christine Lagarde sublinhou que os adiamentos de reembolsos não são comuns na história do FMI “e nunca tiveram resultados muito produtivos”, tendo sido concedidos a países em desenvolvimento e não a economias avançadas.

Nunca vimos uma economia desenvolvida pedir o adiamento de pagamentos“, sublinhou, lembrando que isso leva a novos financiamentos e que estes “significariam contribuições adicionais da comunidade internacional”, com alguns membros desta “numa situação bem mais difícil do que os que pedem o adiamento”.

Segundo Lagarde, o FMI lembrou essa situação durante os contactos com o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que se encontra em Washington para participar nas reuniões do FMI e do Banco Mundial.

Segundo o jornal Financial Times, os responsáveis gregos pediram informalmente que os prazos para o reembolso fossem atrasados, mas foram aconselhados a não formalizar o pedido.

Atenas tem de pagar no total mil milhões de euros aos credores a partir de 6 de maio e perto de 9 mil milhões de euros em julho e agosto.

O pagamento de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo internacional concedido a Atenas está pendente de um acordo com o governo grego sobre o programa de reformas a aplicar no país. Esse acordo deveria ocorrer até à reunião de ministros das Finanças da zona euro que decorre em Riga, Letónia, a 24 de abril.

Hoje, a Comissão Europeia endureceu o tom e afirmou que não está satisfeita com os progressos feitos nas negociações com a Grécia.

“Não estamos satisfeitos com os progressos feitos até agora. Temos de intensificar os trabalhos antes do próximo Eurogrupo”, disse Margaritis Schinas, na conferência de imprensa habitual do executivo comunitário, em Bruxelas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …