Lagarde afasta ideia de adiamento nos reembolsos da Grécia

World Economic Forum / Flickr

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afastou a ideia de um adiamento no pagamento que a Grécia deve fazer à instituição.

“É manifestamente uma via que não seria adequada na situação atual”, afirmou Lagarde em conferência de imprensa em Washington.

A dirigente do FMI respondia a questões sobre um alegado pedido da Grécia para conseguir um adiamento nos reembolsos que terá de fazer em breve aos credores.

Christine Lagarde sublinhou que os adiamentos de reembolsos não são comuns na história do FMI “e nunca tiveram resultados muito produtivos”, tendo sido concedidos a países em desenvolvimento e não a economias avançadas.

Nunca vimos uma economia desenvolvida pedir o adiamento de pagamentos“, sublinhou, lembrando que isso leva a novos financiamentos e que estes “significariam contribuições adicionais da comunidade internacional”, com alguns membros desta “numa situação bem mais difícil do que os que pedem o adiamento”.

Segundo Lagarde, o FMI lembrou essa situação durante os contactos com o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que se encontra em Washington para participar nas reuniões do FMI e do Banco Mundial.

Segundo o jornal Financial Times, os responsáveis gregos pediram informalmente que os prazos para o reembolso fossem atrasados, mas foram aconselhados a não formalizar o pedido.

Atenas tem de pagar no total mil milhões de euros aos credores a partir de 6 de maio e perto de 9 mil milhões de euros em julho e agosto.

O pagamento de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo internacional concedido a Atenas está pendente de um acordo com o governo grego sobre o programa de reformas a aplicar no país. Esse acordo deveria ocorrer até à reunião de ministros das Finanças da zona euro que decorre em Riga, Letónia, a 24 de abril.

Hoje, a Comissão Europeia endureceu o tom e afirmou que não está satisfeita com os progressos feitos nas negociações com a Grécia.

“Não estamos satisfeitos com os progressos feitos até agora. Temos de intensificar os trabalhos antes do próximo Eurogrupo”, disse Margaritis Schinas, na conferência de imprensa habitual do executivo comunitário, em Bruxelas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica prestes a garantir dois reforços do Boavista

O Benfica está prestes a garantir dois reforços do Boavista. Samu (extremo) e Helton Leite (guarda-redes) são os futebolistas na mira das águias, segundo avança o desportivo O Jogo. O jornal, que avança a notícia …

Ucrânia insiste na entrega das caixas negras do avião abatido pelo Irão

Kiev vai insistir para que Teerão lhe entregue as caixas negras do avião abatido pelo Irão em negociações, esta segunda-feira, com um ministro iraniano em visita à Ucrânia. O ministro dos Transportes iraniano, Mohammad Eslami, chegou …

Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda.  O …

Sporting chega a acordo para contratação de Sporar

O Sporting chegou a acordo com os eslovacos do Slovan Bratislava para a contratação do avançado esloveno Andraz Sporar, disse à Lusa fonte oficial dos leões. Andraz Sporar, de 25 anos, vai assinar um contrato até …

Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais

Os aumentos que estão a ser estudados pelo Governo deverão ser nominais e contemplar as duas categorias remuneratórias mais baixas: os assistentes operacionais e os assistentes técnicos. Na semana passada, a ministra da Modernização do Estado e …

PSD de Loures pede demissão de Marta Temido por causa da não renovação de PPP

O PSD de Loures pediu, este domingo, a demissão da ministra da Saúde, num comunicado em que manifesta "profunda preocupação" com a não renovação da parceria público-privada (PPP) no Hospital Beatriz Ângelo. Para a concelhia do …

Ex-bombeiro e ex-militar entre os detidos pela morte de Giovani

Um ex-bombeiro e um ex-militar estão entre os cinco suspeitos que se encontram em prisão preventiva, acusados da morte do cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues. São todos naturais de Bragança, têm entre 22 e 35 anos …

Dois mil bilionários têm mais riqueza do que 60% do resto do mundo

Os 2.153 bilionários do mundo tinham em 2019 mais riqueza do que 4,6 mil milhões de pessoas, 60% da população mundial, alerta esta segunda-feira a Oxfam, segundo a qual a desigualdade económica e de género …

Liverpool vence Manchester United e vê o título cada vez mais perto

O Liverpool continua imparável na rota do título de campeão que lhe foge há três décadas, depois de ter vencido por 2-0 na receção ao Manchester United, este domingo, em jogo da 23.ª jornada da …

Novo mapa das freguesias na gaveta do Governo há dois anos

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, voltou a garantir, na passada sexta-feira, que o Governo quer reverter a fusão de algumas das 1168 freguesias que se extinguiram em 2013. …