Ladrões tentam roubar cinzas de Freud

Ferdinand Schmutzer / Wikimedia

Sigmund Freud, conhecido como o pai da psicanálise

Sigmund Freud, conhecido como o pai da psicanálise

A Polícia Metropolitana de Londres está à procura de um grupo suspeito de tentar invadir um crematório da cidade para roubar as cinzas de Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise.

A tentativa de roubo ocorreu em algum momento da passagem de ano, entre 31 de dezembro e 1 de janeiro, mas o facto só foi revelado hoje pela polícia londrina.

O alvo dos ladrões era uma urna grega de 2.300 anos contendo as cinzas de Freud e sua esposa, Martha. A urna, depositada no Crematório de Golders Green, ficou bastante danificada.

O inspector Daniel Candler, que investiga o caso, qualificou a tentativa de roubo como “um ato desprezível“. Não foram divulgados pormenores sobre os suspeitos.

Freud abandonou a Áustria em 1938, depois da ocupação nazi, e mudou-se para Londres, onde faleceu em setembro de 1939.

O Crematório de Golders Green é conhecido por ter abrigado os funerais de celebridades como o escritor Bram Stoker, autor da obra “Drácula”, o ator Peter Sellers e a cantora Amy Winehouse.

A urna com os restos mortais de Sigmund Freud e Martha foi transferida para um local “seguro” e as medidas de segurança estão sendo revistas, informou o crematório.

ZAP / AE / AP

PARTILHAR

RESPONDER

Supremo Tribunal recusa recurso de George Pell. Cardeal continua a cumprir pena de prisão por abuso de menores

O Supremo Tribunal do estado australiano de Victoria decidiu recusar o recurso que foi interposto pelos advogados do cardeal australiano George Pell contra a sua condenação a seis anos de prisão por pedofilia. De acordo com …

Já sabemos como era o rosto de Hilda, uma das druidas mais antigas da Escócia

Uma estudante da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou o rosto de um dos druidas mais antigos do país através de uma reconstrução 3D super detalhada. Hilda foi uma mulher druida que viveu durante a Idade …

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …