Ladrões tentam roubar cinzas de Freud

Ferdinand Schmutzer / Wikimedia

Sigmund Freud, conhecido como o pai da psicanálise

Sigmund Freud, conhecido como o pai da psicanálise

A Polícia Metropolitana de Londres está à procura de um grupo suspeito de tentar invadir um crematório da cidade para roubar as cinzas de Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise.

A tentativa de roubo ocorreu em algum momento da passagem de ano, entre 31 de dezembro e 1 de janeiro, mas o facto só foi revelado hoje pela polícia londrina.

O alvo dos ladrões era uma urna grega de 2.300 anos contendo as cinzas de Freud e sua esposa, Martha. A urna, depositada no Crematório de Golders Green, ficou bastante danificada.

O inspector Daniel Candler, que investiga o caso, qualificou a tentativa de roubo como “um ato desprezível“. Não foram divulgados pormenores sobre os suspeitos.

Freud abandonou a Áustria em 1938, depois da ocupação nazi, e mudou-se para Londres, onde faleceu em setembro de 1939.

O Crematório de Golders Green é conhecido por ter abrigado os funerais de celebridades como o escritor Bram Stoker, autor da obra “Drácula”, o ator Peter Sellers e a cantora Amy Winehouse.

A urna com os restos mortais de Sigmund Freud e Martha foi transferida para um local “seguro” e as medidas de segurança estão sendo revistas, informou o crematório.

ZAP / AE / AP

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …