Ladrões roubam jóias da família real da Suécia e fogem de lancha

1

Na passada terça-feira, dois homens roubaram jóias da família real da Suécia numa catedral em Strängnäs, perto de Estocolmo. Depois do roubo, puseram-se em fuga numa lancha.

Foram roubadas duas coroas de valor inestimável e um orbe que pertencia a um rei e a uma rainha do século XVII. As peças foram tiradas da catedral por volta do meio dia.

Testemunhas disseram ter visto dois homens a correr da catedral, que se encontrava aberta ao público nesse dia. Depois de terem conseguido destruir as vitrines protetoras, os suspeitos pegaram nas jóias e dirigiram-se para o para o Lago Malaren, junto à catedral, onde tinham uma lancha atracada, revela a BBC.

A embarcação foi descrita como pequena e aberta, não sendo apurada a sua cor.

A polícia sueca lançou uma grande operação de busca. Foram realizadas perseguições de barco helicóptero, mas os suspeitos não foram encontrados.

“Está 1-0 para os ladrões”, disse o porta-voz da polícia sueca, Thomas Agnevik, em declarações aos média. Acrescentando ainda que “não é possível atribuiu um valor monetário às peças roubadas, são um item de valor inestimável e interesse nacional“.

As peças roubadas são de em ouro com pedras preciosas e pérolas. Datam de 1611, sendo as jóias funerárias de Karl IV e da sua mulher, a rainha Kristina.

“Soube logo que eram ladrões pela forma como se estavam a comportar. É desprezível que estas pessoas tenham roubado de um edifício sagrado e histórico”, lamentou Tom Rowell, testemunha que estava na catedral no dia do roubo.

De acordo com os média locais, não foram registados feridos durante o assalto.

ZAP // BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.