//

Amigo de Costa começou a negociar no dia a seguir à posse do atual Governo

10

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O Primeiro-Ministro António Costa

O Primeiro-Ministro António Costa

O consultor do Governo Diogo Lacerda Machado confirmou ao Parlamento que começou a negociar em nome do Governo de António Costa a reconfiguração acionista da TAP com os privados “no dia a seguir à posse do atual Governo”.

O advogado Diogo Lacerda Machado, que mediou as negociações da reprivatização da TAP em nome do Governo de Costa, está a ser ouvido na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas a pedido do PSD, que exige explicações sobre o processo e o seu papel como “negociador”.

Questionado pelo deputado do PSD Luís Leite Ramos sobre quando começou a prestar apoio ao Governo nas negociações com o consórcio Atlantic Gateway, o advogado disse que começou “no dia a seguir à posse do atual Governo”, tendo a primeira intervenção “com expressão” aconteceu a 17 de dezembro numa primeira reunião com David Neeleman e Humberto Pedrosa.

O advogado e ex-secretário da Justiça descreveu que participou “até agora” em 14 reuniões, realçando que “aconteceram sempre na presença de membros do Governo”, e admitiu ter tido acesso a informação confidencial sobre o processo até dia 15 de abril, dia de assinatura do contrato que fez com o Estado.

“Intervim no processo, a pedido e sob instruções do primeiro-ministro e do senhor ministro do Planeamento e das Infraestruturas, a quem prestei apoio técnico por ter tido a convicção que a minha experiência de 30 anos de advocacia e a minha familiaridade com os temas da aviação comercial poderiam ser úteis ao Governo e ao país”, declarou Lacerda Machado.

O consultor do Governo – que desde 15 de abril tem um contrato de prestação de serviços de consultoria estratégica e jurídica que vigora até ao final do ano – explicou que foi “o espírito de serviço público” que o levou a aceitar “prontamente” o pedido de apoio técnico feito por António Costa e Pedro Marques, lamentando que tenha sido alvo de “notícias falsas e maldosas”, que tornaram esse momento muito difícil.

Lacerda Machado defendeu que “a ausência de retribuição e de qualquer documento escrito não significam a ausência de vinculação às regras de atuação”, sublinhando que, no apoio técnico prestado, não dispôs de poderes de “vinculação ao Estado”.

Diogo Lacerda Machado não encontra qualquer conflito de interesses entre a atividade que exerce ou exerceu e o papel de mediador do Estado em negócios, mas anunciou que pediu um parecer à Ordem dos Advogados para verificar se há ou não incompatibilidade.

Se o parecer for positivo, Lacerda Machado afirma que ou suspende a atividade como advogado ou a colaboração que atualmente tem com o Estado português.

António Costa desvalorizou, desde o início, a polémica à volta do papel do seu “melhor amigo” (como lhe chamou em entrevista) em negociações em nome do Governo, mas acabou por firmar o contrato com Diogo Lacerda Machado como consultor do Executivo.

O advogado está também a mediar as conversações com os lesados do papel comercial do Banco Espírito Santo (BES) e ajudou ainda a negociar o caso BPI entre os espanhóis do CaixaBank e a empresária angolana Isabel dos Santos.

ZAP

10 Comments

  1. O PSD só compreende que alguém possa servir o Estado e o país, se for muito bem pago e com garantias de pré reformas vitalícias…

    • Além de querer parecer irónica também demonstra ser ingénua se acredita que este advogado está a intermediar negócios de milhões pro bono ou com 2 mil brutos.

    • quanta ingenuidade, se procurar neste mesmo site, encontrará um artigo onde é indicado que o escritorio do dito senhor tem um contrato com o Estado sem qq concurso no valor de creio 170mil euros!!! de borla? só uma avença de 2mil euros? pois sim.

  2. Ninguém acha estranho que no dia seguinte ao governo entrar em funções um amigo do PM possa negociar em nome do estado português???
    E só depois da polémica é que pede um parecer à Ordem dos Advogados?

  3. Para o Carlos Martins e Ovigia: E não acham estranho que um Governo em gestão (depois de se demitir) tenha feito a negociata da TAP (que devia TrAPalhada…)? E, já agora o Sérgio Monteiro (o tal que esteve engarregue de vender a TAP…) ter sido contratado, (após o Governo de má memória ter terminado funções) a peso de ouro, para vender… O Novo Banco?
    Eu digo… Ainda bem que começou a trabalhar um dia depois do Governo tomar posse. Suspeito seria se tivesse começado a trabalhar antes… É como a Irónica diz: “O PSD só compreende que alguém possa servir o Estado e o país, se for muito bem pago e com garantias de pré reformas vitalícias…”. Se calhar era preferível não saber, não é? Tipo… Governo anterior… Deixem-se estar, deixem…

    • @royrodgers está equivocado, eu não defendo nem uns nem outros, são todos esquerda caviar a par dos restantes amigos presentes na AR que quando lhes convem votam todos unidos pela manutenção das suas benesses.

      • São todos esquerda caviar (o que é isso?)? Até o Passos e o Portas? Parece-me que é você que está equivocada…

      • bom se não percebe o que quero dizer com esquerda caviar e ainda mais se não percebe que em Portugal e aliás no resto do mundo, não existem direitas tb não serei eu que lhe irei explicar.

        primeiro precisa tirar a cabeça da areia.

        olhe comece por ler qq coisa sobre libertarismo e a escola austriaca (que ambos defendo) vs escola keynesiana e esquerdas e pseudo direitas, incluindo o pseudo fascismo.

      • Não existe direitas… Com essa calou-me. Sem argumentos… Então, segundo o que acredita, Hitler era de esquerda, o Bin Laden, o Reagan, o Khrushchev… É… Nãaaaooooo!!!!! Até o Passos e o Portas são de esquerda? Quando os comunistas souberem, vão ficar malucos (mais)… Realmente tenho a cabeça na areia. E nem vale a pena ler sobre o libertarismo, nem nada… Calou-me mesmo… Agora percebo o que é esquerda caviar… Obrigado pela informação.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.