Kremlin vai fechar instituições. Centenas de milhares de funcionários agradecem

3

International Monetary Fund / Flickr

Antón Siluanov, ministro das Finanças da Rússia

Ministério das Finanças da Rússia pretende reduzir o número instituições estatais – o que vai aumentar os salários dos trabalhadores.

Na Rússia existem diversas instituições estaduais federais. Essas instituições têm como prioridade garantir o desempenho das funções dos ministérios e dos departamentos federais.

Há mais de 9 mil instituições, de acordo com os registos oficiais do início deste ano. Mais concretamente, 9.024 instituições governamentais estaduais federais; a maioria (quase 2.500) sob a jurisdição do Ministério da Administração Interna.

No entanto, desde 2018 que esse número global tem diminuído, ano após ano.

E agora, segundo o portal RBC, o Ministério das Finanças da Rússia está a preparar propostas para reduzir ainda mais o número de instituições estaduais federais subordinadas a órgãos executivos federais, que são geridas pelo governo da Federação Russa.

Já há um projecto oficial, que terá depois de ser aprovado pelo Governo de Moscovo, para melhorar a eficiência da gestão das despesas orçamentais.

Esta medida vai agradar a muitos funcionários. Há mais de 2.5 milhões de funcionários nestas instituições; obviamente quem for despedido não ficará feliz – mas quem continuar nos quadros vai receber mais.

É que a proposta do Ministério das Finanças russo prevê fechar espaços, prevê optimizar a rede de instituições – mas não prevê diminuir as despesas relacionadas com salários. O orçamento para vencimentos vai manter-se.

O Ministério das Finanças quer “reduzir os cargos vagos de funcionários de todas as instituições estatais (com elevado nível de vacância) e ao mesmo tempo direccionar os recursos libertados para aumentar o nível de remuneração dos funcionários dessas instituições”.

Uma espécie de teste deste sistema já foi realizado em 2022, quando duas instituições estaduais federais sofreram cortes no pessoal: menos 924 no Serviço de Impostos Federais e menos 2.196 no Tesouro Federal.

O Ministério das Finanças confirmou que essas duas instituições foram identificadas “para testar abordagens para aumentar o nível de remuneração dos funcionários de instituições estatais, reduzindo a vacância, mantendo os orçamentos”.

Ainda não está fechada a lista de instituições estatais que vão sofrer estes cortes.

ZAP //

3 Comments

  1. Dito por outras palavras: a Rússia está sem dinheiro. Para contornar o problema vai fechar tudo o que puder e despedir imensos funcionários públicos. Os que ficarem, ficarão a ganhar mais. Atualmente ganham 170 euros e vão ganhar no futuro 172 euros. Espetáculo como diria o artista do Preço Certo! Viva a Rússia! A terra da prosperidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.