Kim Jong-un usou passaporte falso para visitar países ocidentais

A Reuters obteve fotocópias de dois passaportes brasileiros falsos – que pertencem a Kim Jong-un e ao seu pai – que eram utilizados para a poderosa família norte-coreana visitar países ocidentais nos anos 90.

Nas fotografias, as inconfundíveis caras de Kim Jong-un, o líder norte-coreano, e de Kim Jong-il, o seu pai que já faleceu. Mas os nomes não correspondem às fotografias: Josef Pwag e Ijong Tchoi, pode-se ler no documento divulgado pela Reuters e citado pelo Diário de Notícias.

“Eles usavam passaportes brasileiros para tentar conseguir vistos de embaixadas estrangeiras”, explicou uma fonte de segurança ocidental. “Isto mostra o desejo de viajar e aponta para a tentativa da família de desenhar uma possível rota de fuga”, avançou ainda.

Não se sabe que documentos foram apresentados para a emissão dos passaportes, nem como foi dada entrada nos documentos, ou sequer se os passaportes e a assinatura da autoridade consular são autênticos.

Em resposta a estas revelações, o Itamaraty, Ministério dos Negócios Estrangeiros brasileiro, confirmou apenas estar a investigar o caso, não tendo confirmado nem desmentido a autenticidade dos documentos. A embaixada norte-coreana no Brasil recusou-se a comentar o caso.

Outras fontes de segurança ocidentais adiantaram que aqueles documentos tinham sido utilizados para pedir vistos a pelo menos dois países ocidentais, mas não confirmaram se esses vistos foram ou não emitidos. As fontes apontam o Brasil, Japão e China como possíveis destinos.

O jornal japonês Yomiuri Shimbun noticiou, em 2011, que Kim Jong-un visitou Tóquio em criança, usando um passaporte brasileiro em 1991, ou seja, antes da data de emissão impressa (1996) nos dois passaportes aos quais a Reuters teve acesso.

Os dois passaportes brasileiros, com 10 anos de validade, estão carimbados com a inscrição “Embaixada do Brasil em Praga“, com data de expedição de 26 de fevereiro de 1996.

Tecnologia de reconhecimento facial utilizada neste caso confirmou que as fotografias são de Kim Jong-un e Kim Jong-il, asseguraram as mesmas fontes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …