/

Kim Jong-un usou passaporte falso para visitar países ocidentais

A Reuters obteve fotocópias de dois passaportes brasileiros falsos – que pertencem a Kim Jong-un e ao seu pai – que eram utilizados para a poderosa família norte-coreana visitar países ocidentais nos anos 90.

Nas fotografias, as inconfundíveis caras de Kim Jong-un, o líder norte-coreano, e de Kim Jong-il, o seu pai que já faleceu. Mas os nomes não correspondem às fotografias: Josef Pwag e Ijong Tchoi, pode-se ler no documento divulgado pela Reuters e citado pelo Diário de Notícias.

“Eles usavam passaportes brasileiros para tentar conseguir vistos de embaixadas estrangeiras”, explicou uma fonte de segurança ocidental. “Isto mostra o desejo de viajar e aponta para a tentativa da família de desenhar uma possível rota de fuga”, avançou ainda.

Não se sabe que documentos foram apresentados para a emissão dos passaportes, nem como foi dada entrada nos documentos, ou sequer se os passaportes e a assinatura da autoridade consular são autênticos.

Em resposta a estas revelações, o Itamaraty, Ministério dos Negócios Estrangeiros brasileiro, confirmou apenas estar a investigar o caso, não tendo confirmado nem desmentido a autenticidade dos documentos. A embaixada norte-coreana no Brasil recusou-se a comentar o caso.

Outras fontes de segurança ocidentais adiantaram que aqueles documentos tinham sido utilizados para pedir vistos a pelo menos dois países ocidentais, mas não confirmaram se esses vistos foram ou não emitidos. As fontes apontam o Brasil, Japão e China como possíveis destinos.

O jornal japonês Yomiuri Shimbun noticiou, em 2011, que Kim Jong-un visitou Tóquio em criança, usando um passaporte brasileiro em 1991, ou seja, antes da data de emissão impressa (1996) nos dois passaportes aos quais a Reuters teve acesso.

Os dois passaportes brasileiros, com 10 anos de validade, estão carimbados com a inscrição “Embaixada do Brasil em Praga“, com data de expedição de 26 de fevereiro de 1996.

Tecnologia de reconhecimento facial utilizada neste caso confirmou que as fotografias são de Kim Jong-un e Kim Jong-il, asseguraram as mesmas fontes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.