Kim Jong-un usou passaporte falso para visitar países ocidentais

A Reuters obteve fotocópias de dois passaportes brasileiros falsos – que pertencem a Kim Jong-un e ao seu pai – que eram utilizados para a poderosa família norte-coreana visitar países ocidentais nos anos 90.

Nas fotografias, as inconfundíveis caras de Kim Jong-un, o líder norte-coreano, e de Kim Jong-il, o seu pai que já faleceu. Mas os nomes não correspondem às fotografias: Josef Pwag e Ijong Tchoi, pode-se ler no documento divulgado pela Reuters e citado pelo Diário de Notícias.

“Eles usavam passaportes brasileiros para tentar conseguir vistos de embaixadas estrangeiras”, explicou uma fonte de segurança ocidental. “Isto mostra o desejo de viajar e aponta para a tentativa da família de desenhar uma possível rota de fuga”, avançou ainda.

Não se sabe que documentos foram apresentados para a emissão dos passaportes, nem como foi dada entrada nos documentos, ou sequer se os passaportes e a assinatura da autoridade consular são autênticos.

Em resposta a estas revelações, o Itamaraty, Ministério dos Negócios Estrangeiros brasileiro, confirmou apenas estar a investigar o caso, não tendo confirmado nem desmentido a autenticidade dos documentos. A embaixada norte-coreana no Brasil recusou-se a comentar o caso.

Outras fontes de segurança ocidentais adiantaram que aqueles documentos tinham sido utilizados para pedir vistos a pelo menos dois países ocidentais, mas não confirmaram se esses vistos foram ou não emitidos. As fontes apontam o Brasil, Japão e China como possíveis destinos.

O jornal japonês Yomiuri Shimbun noticiou, em 2011, que Kim Jong-un visitou Tóquio em criança, usando um passaporte brasileiro em 1991, ou seja, antes da data de emissão impressa (1996) nos dois passaportes aos quais a Reuters teve acesso.

Os dois passaportes brasileiros, com 10 anos de validade, estão carimbados com a inscrição “Embaixada do Brasil em Praga“, com data de expedição de 26 de fevereiro de 1996.

Tecnologia de reconhecimento facial utilizada neste caso confirmou que as fotografias são de Kim Jong-un e Kim Jong-il, asseguraram as mesmas fontes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …