Kim Jong-Un quer criar “exército invencível” para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um “exército invencível” face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”.

As declarações do líder da Coreia do Norte foram feitas na exposição de Autodefesa 2021, em Pyongyang, onde foram apresentados novos equipamentos militares do país.

O objetivo, frisou Kim Jong-Un, é aumentar a capacidade defensiva do país, acusando os Estados Unidos de promoverem políticas “hostis”, que são “causa principal” da instabilidade na região.

Os Estados Unidos estão a fomentar a tensão na região. Não há fundamentos nas suas ações que nos levem a acreditar que não são hostis”, disse Kim, citado pela imprensa local.

Não estamos a discutir a guerra com ninguém mas, antes, a evitar a própria guerra e a aumentar a dissuasão militar para proteger a soberania nacional”, frisou.

Por outro lado, escreve o The Guardian, acusou também a Coreia do Sul de estar a “destruir o equilíbrio militar na península coreana” e a “aumentar a instabilidade militar e o perigo”.

De recordar que Seul tem vindo a aumentar o seu arsenal e a realizar anualmente exercícios militares com EUA, que Pyongyang vê como “um ensaio para a guerra”.

Embora tenham sido restabelecidas as comunicações entre os dois lados do Paralelo 38, Kim acusou Seul de ter uma “ambição imprudente” e uma atitude “dupla e ilógica”.

O evento em Pyongyang foi uma das maiores exposições militares realizadas no país, um dia depois do 76.º aniversário do Partido dos Trabalhadores.

Entre o armamento em exposição, incluindo tanques e mísseis intercontinentais, destacou-se o Hwasong-8, o míssil hipersónico testado há menos de um mês e visto como a próxima geração de armamento.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …