/

Kim Jong-Un quer criar “exército invencível” para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um “exército invencível” face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”.

As declarações do líder da Coreia do Norte foram feitas na exposição de Autodefesa 2021, em Pyongyang, onde foram apresentados novos equipamentos militares do país.

O objetivo, frisou Kim Jong-Un, é aumentar a capacidade defensiva do país, acusando os Estados Unidos de promoverem políticas “hostis”, que são “causa principal” da instabilidade na região.

Os Estados Unidos estão a fomentar a tensão na região. Não há fundamentos nas suas ações que nos levem a acreditar que não são hostis”, disse Kim, citado pela imprensa local.

Não estamos a discutir a guerra com ninguém mas, antes, a evitar a própria guerra e a aumentar a dissuasão militar para proteger a soberania nacional”, frisou.

Por outro lado, escreve o The Guardian, acusou também a Coreia do Sul de estar a “destruir o equilíbrio militar na península coreana” e a “aumentar a instabilidade militar e o perigo”.

De recordar que Seul tem vindo a aumentar o seu arsenal e a realizar anualmente exercícios militares com EUA, que Pyongyang vê como “um ensaio para a guerra”.

Embora tenham sido restabelecidas as comunicações entre os dois lados do Paralelo 38, Kim acusou Seul de ter uma “ambição imprudente” e uma atitude “dupla e ilógica”.

O evento em Pyongyang foi uma das maiores exposições militares realizadas no país, um dia depois do 76.º aniversário do Partido dos Trabalhadores.

Entre o armamento em exposição, incluindo tanques e mísseis intercontinentais, destacou-se o Hwasong-8, o míssil hipersónico testado há menos de um mês e visto como a próxima geração de armamento.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.