Kim Jong-un apresentou a filha ao mundo (enquanto lançava mais um míssil)

(h) KCNA

Kim Jong-un com a filha, Kim Ju-Ae, e a mulher, Ri Sol-ju

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, apareceu pela primeira vez em público com a filha — confirmando os rumores sobre a sua existência.

A líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, apresentou ao mundo a sua misteriosa filha, Kim Ju-Ae, cuja existência era até agora tema de especulação.

Em fotos divulgadas este sábado, a jovem aparece na companhia do pai no lançamento do que, segundo a Reuters, é o maior míssil balístico intercontinental norte-coreano.

Kim Jong-un lidera um dos países mais secretos do mundo e pouco se sabe sobre a sua vida pessoal.

A agência estatal de notícias da Coreia do Norte, KCNA, publicou várias fotos em que pai e filha aparecem de mãos dadas enquanto conversam, falam com pessoas ligadas ao governo, inspecionam os mísseis e assistem ao lançamento a partir de uma plataforma de observação.

O lançamento deste míssil balístico intercontinental, condenado pelos Estados Unidos, foi considerado um êxito pelas autoridades da Coreia do Norte. É o mais potente na sua categoria e acredita-se que pode alcançar os EUA.

(h) KCNA

Kim Jong-un com a filha, Kim Ju-Ae

Mas o tema foi ofuscado em partes pela aparição pública da filha de Kim Jong-un, que despertou muito interesse nos analistas da Coreia do Norte.

“A aparição da jovem diz muito sobre o futuro do regime e do seu programa de armas nucleares. Ou, pelo menos, levanta algumas questões intrigantes”, explica Jean Mackenzie, correspondente da BBC em Seul, Coreia do Sul.

“Em primeiro lugar, isso significa que ela foi escolhida como sucessora de Kim e um dia liderará a Coreia do Norte? É muito possível. Esta é uma dinastia familiar, o que significa que o líder vai querer que um dos seus filhos assuma as rédeas”, acrescenta.

“Em segundo lugar, por que revelá-la agora? Ela ainda é muito jovem. Se Kim está a preparar a filha para assumir o comando, isso pode significar que o líder de 38 anos tem problemas de saúde? A sua saúde é alvo de muita especulação, por ser considerado o maior risco para a estabilidade do regime”, pontua o especialista.

E em terceiro lugar, aponta o correspondente da BBC, a aparição da jovem também pode dizer algo sobre o programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

“Revelar a sua existência num lançamento tão importante sugere que um dia irá desempenhar um papel importante no desenvolvimento de armas do país. O líder norte-coreano anunciou recentemente que não desistiria, em hipótese alguma, das suas armas nucleares”, detalha Mackenzie.

“É uma forma de mostrar ao mundo que suas armas nucleares vieram para ficar, até à próxima geração”, acrescenta o especialista.

O que se sabe sobre a jovem

As informações sobre a jovem são escassas. Por exemplo, o seu nome nunca foi divulgado oficialmente, mas acredita-se que se chama Kim Ju-ae.

Segundo Michael Madden, especialista na Coreia do Norte do Centro Stimson, em Washington, nos EUA, terá entre 12 e 13 anos de idade.

Para Madden, a aparição pública da jovem pode ser a forma que Kim Jong-un tem de dizer “que a quarta geração de sucessão no poder virá através da minha linha de sangue”.

Em setembro, vários analistas especializados em assuntos da Coreia do Norte tinham já adiantado que a jovem aparecia num vídeo nas celebrações do Dia Nacional do país.

Mas eram especulações, e os dirigentes norte-coreanos não confirmaram que se tratasse da filha do líder do país.

A existência da jovem foi mencionada pela primeira vez em 2013, depois da polémica viagem à Coreia do Norte do astro do basketball norte-americano Dennis Rodman.

Na altura, Rodman disse ter passado algum tempo com a família de Kim Jong-un, a relaxar à beira-mar, e que tinha pegado na sua bebé, Ju-ae”.

Essa foi a única vez que alguém se referiu a um dos filhos do ditador norte-coreano pelo primeiro nome.

Especialistas acreditam que Kim pode ter até três filhos — duas meninas e um rapaz, sendo Ju-ae a mais velha.

No entanto, o líder norte-coreano é muito reservado sobre a família — ao ponto de a própria esposa, Ri Sol-ju, ter sido mantida em segredo durante algum tempo após o seu casamento.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.