“Kill the Bill.” Mais de uma centena de detidos em Londres em protestos contra poderes policiais

Andy Rain / EPA

Mais de uma centena de pessoas foram detidas em Londres, no Reino Unido, enquanto se manifestavam contra o aumento de poderes para a polícia.

Mais de uma centena de pessoas foram detidas em Londres enquanto se manifestavam contra o aumento de poderes para a polícia pretendido pelo Governo britânico, anunciaram este domingo as autoridades.

Em várias cidades do Reino Unido, milhares de pessoas manifestaram-se contra a proposta da Lei da Polícia, Crimes, Sentenças e Tribunais, seguindo o sloganKill the Bill” (“Matem a Lei”).

Segundo a polícia, a maior parte dos protestos foi pacífica e a maior parte dos manifestantes mantiveram a distância física, mas algumas pessoas provocaram distúrbios e foram detidas por desacatos violentos, ataques a polícias e violação das restrições em vigor por causa da covid-19.

Pelo menos dez agentes da polícia sofreram ferimentos ligeiros, de acordo com as autoridades.

A proposta de lei visa dar mais poderes à polícia em Inglaterra e no País de Gales para reprimir manifestações pacíficas se as considerarem demasiado barulhentas ou entenderem que geram algum tipo de perturbação.

Uma manifestação contra a proposta legislativa em Bristol, no sudoeste de Inglaterra, degenerou em violência, com polícias feridos, uma esquadra danificada e carros da polícia incendiados.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.