Kiev sob ataque. Militares russos já estão na capital

1

As tropas russas estão muito perto do centro da capital ucraniana, tendo em conta que já estão no bairro residencial de Obolon, que se situa a 15 minutos de carro do parlamento.

Segundo o Observador, os militares pedem aos ucranianos que denunciem os movimentos dos russos e que usem cocktails molotov contra o inimigo.

“Em Obolon, o inimigo. Pedimos aos cidadãos que informem sobre a circulação dos equipamentos! Façam cocktails Molotov, neutralizem o ocupante! Moradores pacíficos – tenham cuidado! Não saiam de casa!”, lê-se na publicação.

Já começam a circular vídeos nas redes sociais com imagens das explosões em Kiev esta madrugada. De acordo com a agência de notícias Associated Press, foram ouvidos tiros no local em que se situa o edifício do governo ucraniano, em Kiev.

Forças russas estarão a entrar na capital ucraniana. Zelensky diz que as bombas começaram a cair em áreas residenciais “da cidade heróica de Kiev“, lembrando o cenário de 1941.

Segundo o Público, Anton Herashchenko, ministro do Interior da Ucrânia, diz que o Exército está à espera de um ataque russo à cidade, com tanques e outros carros de combate.

“Terríveis ataques com mísseis em Kiev. A última vez que a nossa capital viveu algo semelhante foi em 1941, quando foi atacada pela Alemanha nazi“, escreveu no Twitter Dmitro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano.

Foram ouvidas fortes explosões no centro de Kiev e as forças russas cercam a capital através do norte, sul e leste.

Eles [os russos] dizem que os civis não são um alvo. É mentira, eles não distinguem as áreas em que operam”, denunciou o chefe de Estado, que assumiu que ele e a sua família eram, em si, o principal alvo da ofensiva a Kiev, prometendo, ainda assim, ficar na capital.

Os militares russos apreenderam dois carros das forças armadas ucranianas, vestiram uniformes dos militares ucranianos, e seguiram em direção a Kiev, a capital da Ucrânia da qual estão cada vez mais próximas as forças da Rússia.

Segundo a imprensa local, o anúncio foi feito pela vice-ministra ucraniana da Defesa da Ucrânia e o general ucraniano Valerii Zaluzhniy confirmou as informações em comunicado.

Tropas russas preparam cerco à capital ucraniana – que tem sido atingida com mísseis e em cujos arredores se travam combates intensos.

Zelenskii acusa Putin de alvejar civis e lamenta falta de apoio militar do Ocidente. “Fomos deixados sozinhos a defender o nosso Estado”.

Ucrânia a recrutar hackers para combater ataques

O governo ucraniano está preocupado com os ataques informáticos e procura hackers que queiram ajudar na guerra cibernética e a defender o país que está a ser invadido pela Rússia.

De acordo com o The Kyiv Independent, o executivo está a fazer um recrutamento para se proteger em termos informáticos e para conseguir espiar a Rússia.

Segundo o Jornal de Notícias, o coletivo Anonymous declarou guerra cibernética à Rússia. O grupo, formado em 2003 por pessoas de vários países e conhecido por ataques informáticos contra opressores, anunciou um ataque ao site de notícias “de propaganda russa” RT News.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.