As tropas russas estão muito perto do centro da capital ucraniana, tendo em conta que já estão no bairro residencial de Obolon, que se situa a 15 minutos de carro do parlamento.
Segundo o Observador, os militares pedem aos ucranianos que denunciem os movimentos dos russos e que usem cocktails molotov contra o inimigo.
❗️увага
На Оболоні ворожа ДРГ.
Просимо громадян повідомляти про пересування техніки!
Виготовляти коктейлі «Молотова», знешкоджувати окупанта!
Мирним мешканцям – бути обережними! Не покидати оселі!— Defence of Ukraine (@DefenceU) February 25, 2022
“Em Obolon, o inimigo. Pedimos aos cidadãos que informem sobre a circulação dos equipamentos! Façam cocktails Molotov, neutralizem o ocupante! Moradores pacíficos – tenham cuidado! Não saiam de casa!”, lê-se na publicação.
Já começam a circular vídeos nas redes sociais com imagens das explosões em Kiev esta madrugada. De acordo com a agência de notícias Associated Press, foram ouvidos tiros no local em que se situa o edifício do governo ucraniano, em Kiev.
Whatever was shot down over Kyiv was pretty big pic.twitter.com/aV6a3VwPgX
— OSINTtechnical (@Osinttechnical) February 25, 2022
Forças russas estarão a entrar na capital ucraniana. Zelensky diz que as bombas começaram a cair em áreas residenciais “da cidade heróica de Kiev“, lembrando o cenário de 1941.
У Києві на Оболоні триває бій з ворожою Диверсійно-розвідувальною групою — Генштаб ЗСУ.
Кияни, повідомляйте про пересування російського ворога pic.twitter.com/iDnFmOyTUb
— НВ (@tweetsNV) February 25, 2022
Segundo o Público, Anton Herashchenko, ministro do Interior da Ucrânia, diz que o Exército está à espera de um ataque russo à cidade, com tanques e outros carros de combate.
“Terríveis ataques com mísseis em Kiev. A última vez que a nossa capital viveu algo semelhante foi em 1941, quando foi atacada pela Alemanha nazi“, escreveu no Twitter Dmitro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano.
Foram ouvidas fortes explosões no centro de Kiev e as forças russas cercam a capital através do norte, sul e leste.
“Eles [os russos] dizem que os civis não são um alvo. É mentira, eles não distinguem as áreas em que operam”, denunciou o chefe de Estado, que assumiu que ele e a sua família eram, em si, o principal alvo da ofensiva a Kiev, prometendo, ainda assim, ficar na capital.
Os militares russos apreenderam dois carros das forças armadas ucranianas, vestiram uniformes dos militares ucranianos, e seguiram em direção a Kiev, a capital da Ucrânia da qual estão cada vez mais próximas as forças da Rússia.
Segundo a imprensa local, o anúncio foi feito pela vice-ministra ucraniana da Defesa da Ucrânia e o general ucraniano Valerii Zaluzhniy confirmou as informações em comunicado.
⚡️The Russian military seized two vehicles of the Armed Forces of Ukraine, changed into Ukrainian uniform and are moving to the center of Kyiv. They are followed by a column of Russian military trucks, says Deputy Defense Minister.
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) February 25, 2022
Tropas russas preparam cerco à capital ucraniana – que tem sido atingida com mísseis e em cujos arredores se travam combates intensos.
Zelenskii acusa Putin de alvejar civis e lamenta falta de apoio militar do Ocidente. “Fomos deixados sozinhos a defender o nosso Estado”.
Ucrânia a recrutar hackers para combater ataques
O governo ucraniano está preocupado com os ataques informáticos e procura hackers que queiram ajudar na guerra cibernética e a defender o país que está a ser invadido pela Rússia.
De acordo com o The Kyiv Independent, o executivo está a fazer um recrutamento para se proteger em termos informáticos e para conseguir espiar a Rússia.
⚡️Ukrainian government is seeking hackers to counter cyber warfare. The country is looking for recruits from its “hacker underground” to protect key digital infrastructure and conduct cyber spying on Russia.
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) February 25, 2022
Segundo o Jornal de Notícias, o coletivo Anonymous declarou guerra cibernética à Rússia. O grupo, formado em 2003 por pessoas de vários países e conhecido por ataques informáticos contra opressores, anunciou um ataque ao site de notícias “de propaganda russa” RT News.
The Anonymous collective is officially in cyber war against the Russian government. #Anonymous #Ukraine
— Anonymous (@YourAnonOne) February 24, 2022
Isto parece a guerra do Solnado!
Vamos lá ver o Biden está aflito com o que se venha a descobrir das negociatas dele e do filho na Ucrânia.