KickassTorrents foi encerrado (com a ajuda da Apple) e o fundador preso

As autoridades prenderam na Polónia Artem Vaulin, um ucrâniano de 30 anos identificado pelo governo dos EUA como o fundador e gestor do site KickassTorrents (KAT), e apreenderam diversos domínios do site.

De acordo com autoridades norte-americanas, Artem Vaulin é culpado de distribuição ilegal de material com direitos autorais. Os conteúdos partlhados no KAT teriam provocado um dano financeiro de mil milhões de dólares. As autoridades norte-americanas exigem agora a sua extradição.

Os documentos do processo já foram divulgados na Internet e descrevem como as autoridades chegaram até ao alegado dono do KAT.

Primeiro, Artem Vaulin foi abordado com o “isco” de quererem comprar publicidade no KickassTorrents, conseguindo assim acesso a uma conta bancária. Os agentes descobriram então que as contas eram geridas a partir de Chicago, Illinois, EUA.

A identificação foi facilitada pela Apple, que cedeu registos que mostraram que o utilizador “[email protected]” fez uma transação no iTunes utilizando um endereço de IP que foi usado no mesmo dia para entrar na conta de Facebook do KAT, servindo assim para comprovar que o utilizador seria de facto o responsável pelo site.

“A sua prisão na Polónia volta a provar que os cibercriminosos podem fugir, mas não podem escapar da justiça”, afirmou um assistente do procurador-geral dos EUA.

Na sequência de todos os processos contra o PirateBay, o KickassTorrents ascendeu ao topo da tabela de sites de torrents mais populares, tornando-se o maior portal de conteúdo digital pirateado do mundo.

A plataforma online de partilha de ficheiros permite, desde 2008, a reprodução e distribuição legal de centenas de milhões de filmes, jogos, programas de televisão, música e outros conteúdos.

O site opera em 28 idiomas e dá 54 milhões de dólares de lucro. A publicidade no site rende 12,5 a 22,3 milhões de dólares.

IsoHunt cria cópia do Kickass Torrents

Apenas um dia depois da prisão de Artem Vaulin e de ter os seus sete domínios retirados do ar pelas autoridades federais norte-americanas, o Kickass Torrents ressurgiu com um novo URL – kickasstorrents.website.

Indignada com o acontecimento, a equipa do isoHunt criou uma cópia do KAT com arquivos do último ano e meio para que os utilizadores possam resgatar alguns conteúdos.

“KAT.cr é um site que todos conhecemos e amamos, e o mundo nunca mais será o mesmo sem ele. É por isso que, antes dele voltar, fizemos a cópia do KAT.cr com todos os torrents que poderíamos encontrar. Não é perfeito, mas se queres salvar e arquivar alguma coisa, agora é a hora! Não sabemos quanto tempo pode durar, mas pelo menos é alguma coisa”.

Por se tratar de uma cópia, o site não conta com a mesma quantidade de recursos do original, como os fóruns, nem deverá disponibilizar novos conteúdos.

Ao aceder à nova versão, é possível ler um manifesto que diz: “Esta manhã, o fundador da kat.cr foi preso na Polónia. É mais um ataque à liberdade de direitos dos utilizadores da Internet em todo o mundo. Nós acreditamos que é nosso dever lutar pelos nossos direitos. Num mundo com constantes ataques terroristas, com corporações globais cheias de dinheiro, enquanto milhões morrem de doenças e fome, pensas realmente que os torrents merecem tanta atenção? Pensas realmente que essa luta vale o dinheiro e os recursos gastos nela? Pensas realmente que é a verdadeira questão para se tratar agora? Nós não!”

A equipa criou ainda uma petição online para reunir apoio para libertar Artem Vaulin e “continuar a lutar por nossa liberdade”.

É bastante improvável que os manifestos sejam capazes de mudar algo, mas o governo dos EUA tem uma regra que afirma que petições com mais de 100 mil assinaturas em 30 dias devem receber, pelo menos, uma resposta oficial.

AF, ZAP com Aberto até de Madrugada e SN

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Algures a meio do artigo está escrito: “A plataforma online de partilha de ficheiros permite, desde 2008, a reprodução e distribuição legal de centenas de milhões de filmes, jogos, programas de televisão, música e outros conteúdos.” Reprodução e distribuição legal?? Legal?? Então onde é que está o problema??

RESPONDER

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …