KickassTorrents foi encerrado (com a ajuda da Apple) e o fundador preso

As autoridades prenderam na Polónia Artem Vaulin, um ucrâniano de 30 anos identificado pelo governo dos EUA como o fundador e gestor do site KickassTorrents (KAT), e apreenderam diversos domínios do site.

De acordo com autoridades norte-americanas, Artem Vaulin é culpado de distribuição ilegal de material com direitos autorais. Os conteúdos partlhados no KAT teriam provocado um dano financeiro de mil milhões de dólares. As autoridades norte-americanas exigem agora a sua extradição.

Os documentos do processo já foram divulgados na Internet e descrevem como as autoridades chegaram até ao alegado dono do KAT.

Primeiro, Artem Vaulin foi abordado com o “isco” de quererem comprar publicidade no KickassTorrents, conseguindo assim acesso a uma conta bancária. Os agentes descobriram então que as contas eram geridas a partir de Chicago, Illinois, EUA.

A identificação foi facilitada pela Apple, que cedeu registos que mostraram que o utilizador “tirm@me.com” fez uma transação no iTunes utilizando um endereço de IP que foi usado no mesmo dia para entrar na conta de Facebook do KAT, servindo assim para comprovar que o utilizador seria de facto o responsável pelo site.

“A sua prisão na Polónia volta a provar que os cibercriminosos podem fugir, mas não podem escapar da justiça”, afirmou um assistente do procurador-geral dos EUA.

Na sequência de todos os processos contra o PirateBay, o KickassTorrents ascendeu ao topo da tabela de sites de torrents mais populares, tornando-se o maior portal de conteúdo digital pirateado do mundo.

A plataforma online de partilha de ficheiros permite, desde 2008, a reprodução e distribuição legal de centenas de milhões de filmes, jogos, programas de televisão, música e outros conteúdos.

O site opera em 28 idiomas e dá 54 milhões de dólares de lucro. A publicidade no site rende 12,5 a 22,3 milhões de dólares.

IsoHunt cria cópia do Kickass Torrents

Apenas um dia depois da prisão de Artem Vaulin e de ter os seus sete domínios retirados do ar pelas autoridades federais norte-americanas, o Kickass Torrents ressurgiu com um novo URL – kickasstorrents.website.

Indignada com o acontecimento, a equipa do isoHunt criou uma cópia do KAT com arquivos do último ano e meio para que os utilizadores possam resgatar alguns conteúdos.

“KAT.cr é um site que todos conhecemos e amamos, e o mundo nunca mais será o mesmo sem ele. É por isso que, antes dele voltar, fizemos a cópia do KAT.cr com todos os torrents que poderíamos encontrar. Não é perfeito, mas se queres salvar e arquivar alguma coisa, agora é a hora! Não sabemos quanto tempo pode durar, mas pelo menos é alguma coisa”.

Por se tratar de uma cópia, o site não conta com a mesma quantidade de recursos do original, como os fóruns, nem deverá disponibilizar novos conteúdos.

Ao aceder à nova versão, é possível ler um manifesto que diz: “Esta manhã, o fundador da kat.cr foi preso na Polónia. É mais um ataque à liberdade de direitos dos utilizadores da Internet em todo o mundo. Nós acreditamos que é nosso dever lutar pelos nossos direitos. Num mundo com constantes ataques terroristas, com corporações globais cheias de dinheiro, enquanto milhões morrem de doenças e fome, pensas realmente que os torrents merecem tanta atenção? Pensas realmente que essa luta vale o dinheiro e os recursos gastos nela? Pensas realmente que é a verdadeira questão para se tratar agora? Nós não!”

A equipa criou ainda uma petição online para reunir apoio para libertar Artem Vaulin e “continuar a lutar por nossa liberdade”.

É bastante improvável que os manifestos sejam capazes de mudar algo, mas o governo dos EUA tem uma regra que afirma que petições com mais de 100 mil assinaturas em 30 dias devem receber, pelo menos, uma resposta oficial.

AF, ZAP com Aberto até de Madrugada e SN

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Algures a meio do artigo está escrito: “A plataforma online de partilha de ficheiros permite, desde 2008, a reprodução e distribuição legal de centenas de milhões de filmes, jogos, programas de televisão, música e outros conteúdos.” Reprodução e distribuição legal?? Legal?? Então onde é que está o problema??

RESPONDER

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …

11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de …

Itália está a ter uma preciosa ajuda para travar a segunda vaga: o trauma

O início da pandemia castigou a Itália de tal forma que, agora, o país europeu está a conseguir conter a curva, numa altura em que países como França ou Espanha lidam com o aumento do …

Soares a caminho da China. Aboubakar poderá rumar à Turquia

Os avançados brasileiro e camaronês deverão deixar o FC Porto nos próximos dias. Soares ruma à China ainda esta semana e Aboubakar interessa ao campeão turco.  De acordo com o jornal Record, Tiquinho Soares já aceitou a …

Gonçalo Ramos recebe duas propostas. Benfica faz das tripas coração para o segurar

Em dois jogos feitos na equipa B, Gonçalo Ramos marcou cinco golos. Jesus conta com o jogador para a equipa principal, mas o jovem já recebeu duas propostas do estrangeiro e pode sair. O SL Benfica …

Marques Mendes antecipa "princípio do fim do ciclo de António Costa"

No seu habitual espaço de comentário televisivo na SIC, Luís Marques Mendes disse que os recentes erros de António Costa nas últimas semanas revelam "sinais de que estamos no princípio do fim de um ciclo …

Para o Bloco, só há uma saída para vencer a crise: proteger o emprego

Para vencer a crise provocada pela pandemia de covid-19, as soluções apresentadas pelo Governo devem "responder às pessoas", considera Catarina Martins. A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou este domingo que “proteger o emprego …