KickassTorrents foi encerrado (com a ajuda da Apple) e o fundador preso

As autoridades prenderam na Polónia Artem Vaulin, um ucrâniano de 30 anos identificado pelo governo dos EUA como o fundador e gestor do site KickassTorrents (KAT), e apreenderam diversos domínios do site.

De acordo com autoridades norte-americanas, Artem Vaulin é culpado de distribuição ilegal de material com direitos autorais. Os conteúdos partlhados no KAT teriam provocado um dano financeiro de mil milhões de dólares. As autoridades norte-americanas exigem agora a sua extradição.

Os documentos do processo já foram divulgados na Internet e descrevem como as autoridades chegaram até ao alegado dono do KAT.

Primeiro, Artem Vaulin foi abordado com o “isco” de quererem comprar publicidade no KickassTorrents, conseguindo assim acesso a uma conta bancária. Os agentes descobriram então que as contas eram geridas a partir de Chicago, Illinois, EUA.

A identificação foi facilitada pela Apple, que cedeu registos que mostraram que o utilizador “tirm@me.com” fez uma transação no iTunes utilizando um endereço de IP que foi usado no mesmo dia para entrar na conta de Facebook do KAT, servindo assim para comprovar que o utilizador seria de facto o responsável pelo site.

“A sua prisão na Polónia volta a provar que os cibercriminosos podem fugir, mas não podem escapar da justiça”, afirmou um assistente do procurador-geral dos EUA.

Na sequência de todos os processos contra o PirateBay, o KickassTorrents ascendeu ao topo da tabela de sites de torrents mais populares, tornando-se o maior portal de conteúdo digital pirateado do mundo.

A plataforma online de partilha de ficheiros permite, desde 2008, a reprodução e distribuição legal de centenas de milhões de filmes, jogos, programas de televisão, música e outros conteúdos.

O site opera em 28 idiomas e dá 54 milhões de dólares de lucro. A publicidade no site rende 12,5 a 22,3 milhões de dólares.

IsoHunt cria cópia do Kickass Torrents

Apenas um dia depois da prisão de Artem Vaulin e de ter os seus sete domínios retirados do ar pelas autoridades federais norte-americanas, o Kickass Torrents ressurgiu com um novo URL – kickasstorrents.website.

Indignada com o acontecimento, a equipa do isoHunt criou uma cópia do KAT com arquivos do último ano e meio para que os utilizadores possam resgatar alguns conteúdos.

“KAT.cr é um site que todos conhecemos e amamos, e o mundo nunca mais será o mesmo sem ele. É por isso que, antes dele voltar, fizemos a cópia do KAT.cr com todos os torrents que poderíamos encontrar. Não é perfeito, mas se queres salvar e arquivar alguma coisa, agora é a hora! Não sabemos quanto tempo pode durar, mas pelo menos é alguma coisa”.

Por se tratar de uma cópia, o site não conta com a mesma quantidade de recursos do original, como os fóruns, nem deverá disponibilizar novos conteúdos.

Ao aceder à nova versão, é possível ler um manifesto que diz: “Esta manhã, o fundador da kat.cr foi preso na Polónia. É mais um ataque à liberdade de direitos dos utilizadores da Internet em todo o mundo. Nós acreditamos que é nosso dever lutar pelos nossos direitos. Num mundo com constantes ataques terroristas, com corporações globais cheias de dinheiro, enquanto milhões morrem de doenças e fome, pensas realmente que os torrents merecem tanta atenção? Pensas realmente que essa luta vale o dinheiro e os recursos gastos nela? Pensas realmente que é a verdadeira questão para se tratar agora? Nós não!”

A equipa criou ainda uma petição online para reunir apoio para libertar Artem Vaulin e “continuar a lutar por nossa liberdade”.

É bastante improvável que os manifestos sejam capazes de mudar algo, mas o governo dos EUA tem uma regra que afirma que petições com mais de 100 mil assinaturas em 30 dias devem receber, pelo menos, uma resposta oficial.

AF, ZAP com Aberto até de Madrugada e SN

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Algures a meio do artigo está escrito: “A plataforma online de partilha de ficheiros permite, desde 2008, a reprodução e distribuição legal de centenas de milhões de filmes, jogos, programas de televisão, música e outros conteúdos.” Reprodução e distribuição legal?? Legal?? Então onde é que está o problema??

RESPONDER

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …

Em disputa com os EUA, China avança com a construção de 700 laboratórios

A China está a acelerar a construção de 700 novos laboratórios perante um cenário de corrida tecnológica contra os Estados Unidos. O objetivo é aumentar a competitividade do país. A tensão entre Pequim e Washington tem …

Oposição urge Boris Johnson a despedir assessor por ter violado o confinamento

Os partidos da oposição escreveram hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgindo a demissão do assessor Dominic Cummings, a quem acusam de ter "abalado gravemente a confiança" da população nos apelos oficiais sobre a pandemia …

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …