Há mais um Kennedy na corrida à presidência dos EUA (e pode ser o “desmancha-prazeres”)

1

Flickr/Gage Skidmore

Robert F. Kennedy Jr

Robert F. Kennedy Júnior está na corrida à Casa Branca como candidato independente e está a levantar preocupações entre as candidaturas de Joe Biden e Donald Trump.

O filho do senador Robert F. Kennedy e sobrinho do Presidente John F. Kennedy, ambos assassinados, está a motivar alguma preocupação entre republicanos e democratas. O receio é que Robert F. Kennedy Júnior seja o “desmancha-prazeres” destas eleições, levando a melhor sobre Trump e Biden.

Nesta terça-feira, o candidato independente anunciou a advogada e filantropista Nicole Shanahan como o seu braço-direito e candidata a vice-presidente.

Esta empresária tem sido uma importante financiadora dos candidatos democratas nos últimos anos e pode dar um impulso à candidatura de Kennedy Júnior na questão da angariação de dinheiro para a campanha.

A sua escolha também vai acelerar o processo de candidatura, já que a designação de um candidato a vice-presidente é uma das exigências para os candidatos independentes poderem recolher assinaturas, de modo a conseguir participar na eleição.

A tarefa para Kennedy é mais complicada pelo facto de não ter o suporte de um partido. Nesta altura, ainda não tem a garantia de que vai estar nos boletins de voto em todos os Estados dos EUA porque há regras distintas entre eles.

Kennedy Júnior começou por concorrer como oponente de Biden na corrida interna do Partido Democrata, mas acabou por anunciar-se como candidato independente.

E por isso mesmo, a sua candidatura autónoma “assustou os democratas” por temerem que possa “roubar” votos a Biden, acabando por favorecer Trump, como salienta a Associated Press (AP).

Kennedy Júnior espera aproveitar o facto de Biden e Trump serem, actualmente, “amplamente impopulares entre o público dos EUA“, ganhando votos entre aqueles que “não estão entusiasmadas com nenhum deles”, salienta ainda a AP.

Kennedy Júnior é conhecido como activista e advogado que tem lutado por causas ambientais, mas também pelas posições controversas contra as vacinas que até lhe valeram críticas no seio da própria família.

A AP salienta que o candidato independente está a alavancar a sua campanha numa “rede de apoiantes leais que construiu ao longo dos anos, muitos deles atraídos pelo seu activismo anti-vacinas e pela mensagem de que o Governo dos EUA está em dívida para com as empresas“.

Susana Valente, ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.