Biden usa técnica antiga para “engatar” voto de mulheres

Gage Skidmore/Flickr

Joe Biden, Presidente dos EUA

Com o “empurrãozinho” da primeira-dama Jill Biden e da vice-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), a campanha do Presidente Joe Biden lança um movimento – já conhecido – para cativar os votos das mulheres.

A campanha de Joe Biden vai lançar o movimento Mulheres por Biden-Harris, liderado pela primeira-dama, para mobilizar apoiantes na corrida a um segundo mandato na Casa Branca.

As mulheres foram uma parte crucial da coligação que em 2020 elegeu o atual Presidente norte-americano.

A campanha deste ano pretende recuperar esse “movimento” com um esforço revigorado, com a primeira-dama, Jill Biden, a liderar este projeto de apoio à recandidatura de Joe Biden e da sua vice, Kamala Harris.

As mulheres colocaram Joe na Casa Branca há quatro anos e farão isso de novo”, assegurou Jill Biden, num comunicado.

Este fim de semana, a primeira-dama viaja até quatro estados – Geórgia, Arizona, Nevada e Wisconsin – que são considerados os terrenos de batalha política fundamentais para decidir o resultado final das eleições de novembro, onde Joe Biden deverá defrontar de novo o ex-presidente republicano Donald Trump.

“Os americanos enfrentarão uma escolha real nas urnas em novembro entre Joe e Kamala, que se levantarão e lutarão pelas mulheres e pelas suas liberdades todos os dias, e Donald Trump que está a tentar tirar os nossos direitos e liberdades”, disse a diretora de campanha de Biden, Julie Chávez Rodriguez.

A candidatura de Biden volta a tornar os direitos reprodutivos e o acesso aos cuidados de saúde das mulheres uma questão central da campanha.

Estas reivindicações de Joe Biden inspiram-se nas vitórias nas eleições intercalares de 2022 – que se realizaram depois de o Supremo Tribunal dos EUA (agora com uma maioria de juízes conservadores, três deles escolhidos por Trump) ter revertido a legislação que dera ao Governo federal a capacidade de decisão sobre o direito ao aborto em todo o país.

O movimento Mulheres por Biden-Harris mobilizará mulheres voluntárias em todo o país através da organização de chamadas telefónicas de apelo ao voto, bem como compras de anúncios digitais e direcionados.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.