/

Karin vai lutar por um direito na Justiça alemã: o de o seu galo cantar

Karin Pfeifer-Rockenfeller, uma agricultora alemã, está a lutar pelo direito de o seu galo cantar, num processo judicial que reforçou os apelos para que os sons da vida rural sejam protegidos como património nacional.

Meister Eder tem um poder invulgar e algo bizarro: o de irritar um vizinho. O homem alemão, tão incomodado com o canto do animal, exigiu que o galo fosse trancado num quarto à prova de som, durante a noite, e levou a dona Karin Pfeifer-Rockenfeller a tribunal.

Ao The Times, a agricultora, que vive na vila alemã de Abtweiler, garantiu que vai levar a luta na Justiça até ao fim. “Estou aqui há 30 anos e esta é uma área de cultivo. Se o meu vizinho é tão sensível ao barulho, deveria mudar a cama de sítio ou colocar protetores de ouvido.”

O galo, Meister Eder, mora com seis galinhas e, segundo a proprietária, não canta mais alta do que outro galo qualquer. Exibe apenas o comportamento comum da sua espécie.

Uma equipa televisiva deslocou-se até à vila alemã para fazer uma medição do canto do galo. Surpreendentemente, descobriram que o grito de Meister Eder era de cerca de 70 decibéis quando estava do lado de fora, um pouco mais silencioso do que um aspirador.

Mas o vizinho entrou com uma ação judicial. Se Pfeifer-Rockenfeller desistir ou perder o caso, pode ser instruída a manter as suas ovelhas e cavalos quietos (e calados) também.

Preocupada com o desenlace desta história, a agricultora começou a pedir às pessoas para assinarem uma petição, que insta a Alemanha a seguir o exemplo de França, ao aprovar uma lei para proteger o património sensorial da vida rural.

A petição, lançada em junho do ano passado, conquistou mais de 37 mil assinaturas e visa impedir um número crescente de processos judiciais que, segundo os signatários, ameaçam o carácter e o encanto da vida nas aldeias alemãs.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.