Juvenis do FC Porto passaram a ter um estrangeiro. Como estão os outros plantéis?

FC Porto

Jeremy Agbonifo apresentado no FC Porto

Jeremy Agbonifo é uma excepção no plantel portista, que venceu a sua série no campeonato. Fomos espreitar as outras 15 equipas.

O FC Porto anunciou nesta quarta-feira que reforçou a sua equipa de juvenis (sub-17) com a contratação de Jeremy Agbonifo. O avançado sueco assinou contrato profissional, depois de ter estado a treinar nas instalações do clube desde o início de Novembro.

O jovem de 16 anos jogava no BK Häcken: “É incrível estar aqui. É um sonho de criança jogar num clube como o FC Porto e este é sem dúvida um grande momento para mim e para a minha família”.

Jeremy passa a ser uma excepção no plantel liderado por Ricardo Malafaia: é o único estrangeiro nos sub-17 do FC Porto, que venceram a Série B do campeonato nacional e que, por isso, estão presentes na fase de apuramento de campeão, que vai arrancar no próximo fim-de-semana.

Aproveitamos esta contratação para “espreitar” os outros 15 plantéis que vão estar na fase de apuramento de campeão nacional de juvenis.

Seguindo os dados disponibilizados pelo portal zerozero, verificamos que os outros dois “grandes” do futebol português já tinham alguma diversidade de nacionalidades.

O Sporting conta com dois jovens da Guiné-Bissau: Mamadu Djaló e Sérgio Matos. Adair Kandala é angolano e o recém-chegado Magnus Gaunsbæk veio da Dinamarca. Quatro estrangeiros.

O Benfica aumenta o número de estrangeiros no plantel de juvenis: oito. Mario Tudose e Miguel Constantinescu (Roménia), Marcel Mendes (Polónia), Tiago Pinto (Brasil), Kyanno Silva (Países Baixos), Alamara Djabi (Guiné-Bissau), Jelani Trevisan (Bélgica) e Karel Mustmaa (Estónia). Já há uma pequena multi-nacional, no Seixal.

Continuando a Sul, o Belenenses tem dois jovens da Guiné-Bissau e um do Senegal. O Sacavenense também regista dois guineenses, acrescentando um brasileiro.

Mais a Norte, um dos vizinhos do FC Porto, o Padroense, tem um francês e um guineense na sua equipa. Outro vizinho, o Boavista, apresenta um brasileiro no plantel.

Ainda mais a Norte, o Sporting de Braga tem um guineense, um italiano e um angolano. E  há um inglês no plantel do Famalicão.

Assim, entre as 16 equipas que vão estar na fase de apuramento de campeão nacional de juvenis, há nove plantéis com estrangeiros. Os outros sete são totalmente portugueses, de acordo com esta base de dados: Vitória de Guimarães, Rio Ave e Tondela (Norte), Académica, Marialvas, Fátima e Vitória de Setúbal (Sul).

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.