Representantes da justiça francesa recolheram, em Budapeste, na Hungria, cópias dos documentos de Rui Pinto, o denunciante português da Football Leaks.
A revista alemã Der Spiegel e o Consórcio Europeu de Investigação (EIC) revelaram esta sexta-feira que os documentos em causa, a rondar os 26 terabytes de informação, estavam nos computadores de Rui Pinto. O acesso foi negociado durante meses entre as autoridades francesas e húngaras.
Apesar de não se saber por que é que a França quer os documentos de Rui Pintos, ambas as publicações adiantam que as autoridades francesas receavam que os documentos fossem destruídos em Portugal – onde se encontra atualmente Rui Pinto em prisão preventiva.
No entanto, as duas publicações sabem que França pretende colaborar, em primeiro lugar, com a justiça belga – que já tinha pedido o acesso aos documentos devido a investigações de fraude e lavagem de dinheiro no futebol – bem como com outras entidades europeias e norte-americanas, numa fase posterior.
Rui Pinto é acusado pela justiça portuguesa da prática de seis crimes: dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo de justiça, um de ofensa a pessoa colectiva e outro de tentativa de extorsão. Segundo o Público, os advogados de defesa do português vão recorrer desta decisão, invocando o estatuto de whistleblower, que também já foi considerado pelo próprio Rui Pinto.
A deputada europeia Ana Gomes já se manifestou sobre a recolha dos documentos por parte dos franceses e aproveitou para continuar a criticar o sistema judicial português.
“Ora bem! Ora tomem os que queriam apoderar-se do acervo de Rui Pinto para o destruir. Se os que instigaram a detenção do Rui Pinto por parte das autoridades portuguesas queriam ficar na posse dos seus ficheiros para destruir provas, foram ultrapassados pelas autoridades judiciais francesas. Bem feito!“, escreveu a socialista no Twitter.
Um dia destes ainda vão dizer que este menino comanda o Mundo!
Eu não acredito que a França Bélgica, Alemanha, a revista alemã Der Spiegel e o Consórcio Europeu de Investigação (EIC, a Eurodeputada Portuguesa tenham telhados de vidro e possam também eles estar sob ameaças e a mercê deste rapaz!
Julgo que ele apenas estava interessado em denunciar a corrupção no Futebol.
Também não acredito que tenha obtido emails comprometedores de Parlamentares, PJ, Politicos, eurodeputados, etc…, para fazer chantagem com eles como afirmam ter acontecido com a Doyen Sports.
Fazem insinuações afirmando que este rapaz tentou extorquir dinheiro no passado, mas como o seu ex-advogado explicou ontem e bem, ele não foi condenado em nenhum processo.
Não acredito na ligação deste menino ao FCP ou ao Victor!
O FCP tinha uma sala reservada para receber os email porque o rapazinho não acreditava na justiça e por isso enviava para o FCP, instituição credível e também ela nunca condenada.
O Victor veio falar no rapaz na comunicação social e dizer que Portugal morria se o conteúdo dos emails fosse revelado.
Mas não acredito em ligações ou que também ele conhece-se o conteúdo dos emails.
Os email que estão em França estão encriptados seria impossível este Sr. Victor conhecer o seu conteúdo, a menos que o menino também os tenha enviado para o FCP e o clube os possa ter divulgado ao Victor.
Tudo isto é muito confuso!
Viva Portugal!