Justiça belga acusa UBS de fraude fiscal grave e organizada

A Justiça belga acusou o banco suíço UBS de “evasão fiscal grave e organizada” por alegadamente oferecer aos seus clientes serviços que lhes permitiram evitar o pagamento de impostos e participar num esquema de branqueamento de capitais.

“O banco suíço é suspeito de ter abordado directamente clientes belgas (sem passar pela sua filial na Bélgica) com o objectivo de os levar a subscrever produtos de evasão fiscal”, afirma a Procuradoria belga em comunicado citado pela Reuters.

“A acusação foi possível graças à excelente colaboração com as autoridades francesas”, acrescenta o gabinete da justiça belga.

A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo jornal belga L’Echo, que refere que a acusação foi produzida na semana passada e que diz estarem em causa milhares de milhões de euros.

O UBS acordou com as autoridades gaulesas o fim das investigações sobre o alegado caso de fraude fiscal em que o banco estaria envolvido no país, colocado em prática entre 2004 e 2012, em que colocava à disposição de clientes franceses ricos a abertura de contas na Suíça para fugir das Finanças.

Em 2014, o líder da UBS Bélgica, Marcel Bruehwiler, foi acusado de branqueamento, fraude fiscal grave organizada, organização criminal e exercício ilegal da profissão de intermediário financeiro no país.

À Bloomberg, o UBS disse que vai continuar a defender-se contra quaisquer alegações infundadas.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A evasão fiscal é um dos piores males dos tempos modernos, permitida por governos que são diretamente influenciados por lobbys com grande poder e que fazem aprovar legislação nesse sentido. Só na Europa calcula-se que a evasão fiscal atinja um montante próximo da totalidade do pib da Espanha.
    Se esse dinheiro fosse cobrado e bem aplicado pelos Estados melhoraria de forma avassaladora a vida, cada vêz mais dificil, dos cidadão europeus com melhor saude, educação, enfim, tudo seria diferente para melhor.

RESPONDER

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …

Manchester United e Liverpool querem Raphinha, ex-Sporting

Raphinha, antigo jogador do Sporting CP e do Vitória SC, está a ser sondado pelo Manchester United e pelo Liverpool. O brasileiro tem estado em destaque na Premier League, ao serviço do Leeds. Manchester United e …