/

Justiça belga acusa UBS de fraude fiscal grave e organizada

2

A Justiça belga acusou o banco suíço UBS de “evasão fiscal grave e organizada” por alegadamente oferecer aos seus clientes serviços que lhes permitiram evitar o pagamento de impostos e participar num esquema de branqueamento de capitais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O banco suíço é suspeito de ter abordado directamente clientes belgas (sem passar pela sua filial na Bélgica) com o objectivo de os levar a subscrever produtos de evasão fiscal”, afirma a Procuradoria belga em comunicado citado pela Reuters.

“A acusação foi possível graças à excelente colaboração com as autoridades francesas”, acrescenta o gabinete da justiça belga.

A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo jornal belga L’Echo, que refere que a acusação foi produzida na semana passada e que diz estarem em causa milhares de milhões de euros.

O UBS acordou com as autoridades gaulesas o fim das investigações sobre o alegado caso de fraude fiscal em que o banco estaria envolvido no país, colocado em prática entre 2004 e 2012, em que colocava à disposição de clientes franceses ricos a abertura de contas na Suíça para fugir das Finanças.

Em 2014, o líder da UBS Bélgica, Marcel Bruehwiler, foi acusado de branqueamento, fraude fiscal grave organizada, organização criminal e exercício ilegal da profissão de intermediário financeiro no país.

À Bloomberg, o UBS disse que vai continuar a defender-se contra quaisquer alegações infundadas.

ZAP

2 Comments

  1. A evasão fiscal é um dos piores males dos tempos modernos, permitida por governos que são diretamente influenciados por lobbys com grande poder e que fazem aprovar legislação nesse sentido. Só na Europa calcula-se que a evasão fiscal atinja um montante próximo da totalidade do pib da Espanha.
    Se esse dinheiro fosse cobrado e bem aplicado pelos Estados melhoraria de forma avassaladora a vida, cada vêz mais dificil, dos cidadão europeus com melhor saude, educação, enfim, tudo seria diferente para melhor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.