Jurados do julgamento de Rosa Grilo ganham 120 euros por dia

António Pedro Santos / Lusa

Por cada dia em tribunal, os jurados do julgamento de Rosa Grilo recebem 120 euros por dia. Para se tornarem elegíveis, basta terem a escolaridade obrigatória e ter menos de 65 anos.

Esta terça-feira foram já escolhidos 100 jurados, que depois de uma segunda fase, serão sorteados 20 e, posteriormente, escolhidos oito. Para além de não poderem ter profissões jurídicas, os jurados serão obrigados a comparecer sempre, podendo ser acusado de crime de desobediência caso não o façam.

Segundo a notícia avançada pelo Correio da Manhã, cada um dos jurados em causa irá receber 120 euros por dia pelos seus serviços em tribunal. Dos oito jurados escolhidos, quatro serão efetivos e outros quatro serão suplentes.

Como são quatro jurados efetivos e três juízes, nunca haverá possibilidade de um empate nas suas decisões. Além disso, os jurados não se poderão pronunciar sobre o caso fora do tribunal, incorrendo também a uma possível acusação criminal.

Rosa Grilo e António Joaquim terão, alegadamente, planeado o homicídio do triatleta sete semanas antes do crime. A ideia seria “assumirem publicamente a sua relação amoroso e, simultaneamente, assegurar uma situação económica abastada a Rosa Grilo“, que ficaria com o dinheiro dos seguros do marido.

Além de triatleta, Luís Grilo era também empresário, tendo rendimentos de duas empresas informáticas que detinha. A juntar a estes rendimentos, os sete seguros que Luís Grilo fez, cinco dos quais de vida, representam um valor superior a 500 mil euros.

O caso da morte de Luís Grilo segue diretamente para julgamento, uma vez que as defesas prescindiram da fase de instrução. Rosa Grilo e António Joaquim estão em prisão preventiva desde 29 de setembro do ano passado e são acusados dos crimes de homicídio qualificado agravado, profanação de cadáver e detenção de arma proibida.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …