Jurados do julgamento de Rosa Grilo ganham 120 euros por dia

António Pedro Santos / Lusa

Por cada dia em tribunal, os jurados do julgamento de Rosa Grilo recebem 120 euros por dia. Para se tornarem elegíveis, basta terem a escolaridade obrigatória e ter menos de 65 anos.

Esta terça-feira foram já escolhidos 100 jurados, que depois de uma segunda fase, serão sorteados 20 e, posteriormente, escolhidos oito. Para além de não poderem ter profissões jurídicas, os jurados serão obrigados a comparecer sempre, podendo ser acusado de crime de desobediência caso não o façam.

Segundo a notícia avançada pelo Correio da Manhã, cada um dos jurados em causa irá receber 120 euros por dia pelos seus serviços em tribunal. Dos oito jurados escolhidos, quatro serão efetivos e outros quatro serão suplentes.

Como são quatro jurados efetivos e três juízes, nunca haverá possibilidade de um empate nas suas decisões. Além disso, os jurados não se poderão pronunciar sobre o caso fora do tribunal, incorrendo também a uma possível acusação criminal.

Rosa Grilo e António Joaquim terão, alegadamente, planeado o homicídio do triatleta sete semanas antes do crime. A ideia seria “assumirem publicamente a sua relação amoroso e, simultaneamente, assegurar uma situação económica abastada a Rosa Grilo“, que ficaria com o dinheiro dos seguros do marido.

Além de triatleta, Luís Grilo era também empresário, tendo rendimentos de duas empresas informáticas que detinha. A juntar a estes rendimentos, os sete seguros que Luís Grilo fez, cinco dos quais de vida, representam um valor superior a 500 mil euros.

O caso da morte de Luís Grilo segue diretamente para julgamento, uma vez que as defesas prescindiram da fase de instrução. Rosa Grilo e António Joaquim estão em prisão preventiva desde 29 de setembro do ano passado e são acusados dos crimes de homicídio qualificado agravado, profanação de cadáver e detenção de arma proibida.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …

Três russos e um ucraniano acusados de terem derrubado o voo MH17

Quatro suspeitos vão ser julgados por homicídio, acusados de terem provocado a queda do avião do voo MH17 da Malasyia Airlines, ao terem disparado um míssil russo, a partir da zona separatista da Ucrânia. De acordo …

Dez migrantes resgatados no Mediterrâneo acolhidos no Fundão e Santo Tirso

Dez migrantes da Nigéria e do Gana, que foram resgatados no Mediterrâneo, chegaram esta terça-feira a Portugal e vão ser acolhidos no Fundão e em Santo Tirso, anunciou o Governo. "Chegaram hoje [esta terça-feira] a Portugal …