Banda sonora “selvagem”. Juno conseguiu ouvir Ganimedes, a lua de Júpiter

Tsunehiko Kato / 4D2U Project / NAOJ

Ganimedes e Júpiter

A missão Juno, da NASA, sobrevoou Júpiter pela 38.º vez e captou dados interessantes sobre a atmosfera de Ganimedes.

Com a ajuda da JunoCam, a missão da agência espacial norte-americana trouxe novas imagens do gigante gasoso e uma faixa de áudio captada ao passar perto da lua Ganimedes.

Nela é possível ouvir estranhos sons da exploração espacial, produzidos a partir de dados recolhidos pelo instrumento Waves, uma ferramenta que mede o campo magnético à volta de Júpiter (magnetosfera).

Depois de a missão ter recolhido os dados sobre as ondas elétricas e magnéticas, foram enviados para a Terra e os cientistas converteram-nos numa gama de áudio.

Esta banda sonora é suficientemente selvagem para nos fazer sentir como se estivéssemos a cavalgar enquanto Juno navega por Ganímedes pela primeira vez em mais de duas décadas”, descreveu o investigador Scott Bolton, em comunicado.

“Se estiver atento, poderá ouvir a mudança abrupta para frequências mais altas em torno do ponto médio da gravação, o que representa a entrada numa região diferente na magnetosfera de Ganimedes”, acrescentou.

A análise detalhada e a modelação dos dados ainda está em curso. Contudo, William Kurth, da Universidade de Iowa, diz que “é possível que a mudança na frequência se deva à passagem do lado noturno para o lado diurno de Ganimedes”.

Os dados foram recolhidos pela sonda durante o voo mais próximo de Ganimedes, em junho deste ano, quando passou num raio de 1.038 quilómetros da lua.

Ganimedes está coberta em grande parte por gelo, é a maior lua do Sistema Solar e a única com um campo magnético.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.