Num estudo a 472 lojas de 81 concelhos do país, a DECO concluiu que o Jumbo é a cadeia mais barata, seguida pelo Continente, e que as lojas do Pingo Doce perderam terreno na corrida dos preços mais baixos.
A associação de defesa do consumidor DECO analisou quase 43 mil preços para dois cabazes: um com 83 produtos de características definidas, para quem privilegia as marcas de fabricante mais vendidas, e outro que combina marcas de fabricante com as mais económicas.
No estudo divulgado esta quarta-feira e publicado na edição de Julho/Agosto da revista Proteste, a cadeia Jumbo ocupou a primeira posição no cabaz de marcas de fabricante, que no estudo anterior (divulgado em Dezembro do ano passado) cabia ao Pingo Doce.
As cadeias Continente e Continente Modelo ocupam o segundo lugar e o Lidl partilha a terceira posição com o Pingo Doce.
No cabaz combinado, onde se alia as marcas de fabricante às mais económicas, o Jumbo mantém o primeiro lugar mas lidera isolado, uma vez que o Continente e o Continente Modelo deixaram de lhe fazer companhia.
Lisboa, Setúbal e Faro são de longe os distritos com a maior diferença de preços entre o estabelecimento mais barato e o mais caro visitado pela DECO, enquanto Vila Real, Viana do Castelo, Évora e Coimbra são os distritos onde o consumidor pode poupar menos e Porto, Santarém e Faro as regiões onde a competição pelo mais barato é mais renhida.
/Lusa
O Pingo Doce é o mais caro!
Fique a par das promoções dos supermercados em http://www.promosuper.pt
Caros amigos d’além mar,
A fotografia que ilustra esta postagem é, na verdade, de minha autoria (Carlos Alkmin). Os créditos a “Itiro/Flickr” se devem ao fato do usuário tê-la compartilhado em seu perfil do Flickr, em alusão a outro assunto: a escola que ficava na quadra desta loja do Jumbo. Como também estudei no colégio IMACO (Imaculada Conceição), originalmente publiquei a foto em sítio que criei a esse respeito.
Como foi dado um efeito de desfoque a posteriori, não se percebe que foto é um tanto antiga, do ano de 1980. Registrei casualmente, a partir da janela do apartamento onde morava, na Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, em São Paulo – Brasil.
Sei que a rede de supermercados com a marca Jumbo passou a existir em Portugal há alguns anos e pude comprovar ao vivo. A logomarca é praticamente a mesma desta época em que o Grupo Pão de Açúcar possuía lojas Jumbo no Brasil. Por aqui, o nome passou a ser “Extra Hipermercados”, também adotado nesta unidade da foto.
Caro Carlos Alkmin, obrigado pelo esclarecimento.
Presumindo que a licença Creative Commons se mantém e nos autoriza a usá-la, mantivemos a foto publicada – com o crédito devidamente corrigido.
Obrigado pela atenção e desculpem-me pela resposta tardia. É que o assunto voltou à tona num grupo de amigos de infância oriundos do colégio que mencionei e que ficava próximo a esta unidade brasileira do Jumbo.
Sim, podem mantê-la no post e vejo que os créditos foram grafados corretamente. Quisera ter uma versão melhor digitalizada. Ainda o farei.
Podem sempre comparar esta lista de supermercados através dos seus folhetos e cada um tire as suas conclusões.