Jumbo é o supermercado mais barato do país

Num estudo a 472 lojas de 81 concelhos do país, a DECO concluiu que o Jumbo é a cadeia mais barata, seguida pelo Continente, e que as lojas do Pingo Doce perderam terreno na corrida dos preços mais baixos.

A associação de defesa do consumidor DECO analisou quase 43 mil preços para dois cabazes: um com 83 produtos de características definidas, para quem privilegia as marcas de fabricante mais vendidas, e outro que combina marcas de fabricante com as mais económicas.

No estudo divulgado esta quarta-feira e publicado na edição de Julho/Agosto da revista Proteste, a cadeia Jumbo ocupou a primeira posição no cabaz de marcas de fabricante, que no estudo anterior (divulgado em Dezembro do ano passado) cabia ao Pingo Doce.

As cadeias Continente e Continente Modelo ocupam o segundo lugar e o Lidl partilha a terceira posição com o Pingo Doce.

No cabaz combinado, onde se alia as marcas de fabricante às mais económicas, o Jumbo mantém o primeiro lugar mas lidera isolado, uma vez que o Continente e o Continente Modelo deixaram de lhe fazer companhia.

Lisboa, Setúbal e Faro são de longe os distritos com a maior diferença de preços entre o estabelecimento mais barato e o mais caro visitado pela DECO, enquanto Vila Real, Viana do Castelo, Évora e Coimbra são os distritos onde o consumidor pode poupar menos e Porto, Santarém e Faro as regiões onde a competição pelo mais barato é mais renhida.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Caros amigos d’além mar,
    A fotografia que ilustra esta postagem é, na verdade, de minha autoria (Carlos Alkmin). Os créditos a “Itiro/Flickr” se devem ao fato do usuário tê-la compartilhado em seu perfil do Flickr, em alusão a outro assunto: a escola que ficava na quadra desta loja do Jumbo. Como também estudei no colégio IMACO (Imaculada Conceição), originalmente publiquei a foto em sítio que criei a esse respeito.
    Como foi dado um efeito de desfoque a posteriori, não se percebe que foto é um tanto antiga, do ano de 1980. Registrei casualmente, a partir da janela do apartamento onde morava, na Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, em São Paulo – Brasil.
    Sei que a rede de supermercados com a marca Jumbo passou a existir em Portugal há alguns anos e pude comprovar ao vivo. A logomarca é praticamente a mesma desta época em que o Grupo Pão de Açúcar possuía lojas Jumbo no Brasil. Por aqui, o nome passou a ser “Extra Hipermercados”, também adotado nesta unidade da foto.

    • Caro Carlos Alkmin, obrigado pelo esclarecimento.
      Presumindo que a licença Creative Commons se mantém e nos autoriza a usá-la, mantivemos a foto publicada – com o crédito devidamente corrigido.

  2. Obrigado pela atenção e desculpem-me pela resposta tardia. É que o assunto voltou à tona num grupo de amigos de infância oriundos do colégio que mencionei e que ficava próximo a esta unidade brasileira do Jumbo.
    Sim, podem mantê-la no post e vejo que os créditos foram grafados corretamente. Quisera ter uma versão melhor digitalizada. Ainda o farei.

RESPONDER

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …