Acesso ao Facebook, Twitter e Instagram cortado durante o horário laboral dos juízes e procuradores

European Parliament

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) cortou o acesso dos juízes e dos procuradores às redes sociais.

De acordo com o Observador, o Facebook, Twitter e Instagram só é permitido à hora de almoço (entre o 12h30 e as 13h30) e depois das 17h – ou seja, a rede informática gerida pelo organismo tutelado pelo Ministério da Justiça só permite o acesso fora do horário laboral.

A medida começou a ser aplicada esta semana e está a provocar polémica no meio judicial. Além de alegadamente ter sido uma medida unilateral, está a ser encarada pelos procuradores como uma forma de condicionar a investigação criminal, segundo a denúncia de António Ventinhas, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. Há processos relacionados com a criminalidade informática que estão parados devido a esta restrição.

“Não se sabe quem cortou o acesso às redes sociais e porquê e sem falar com ninguém. Mas uma coisa é certa: quem a tomou é ignorante no que à investigação criminal diz respeito. O acesso às redes sociais é importante para a investigação criminal pois permite um acesso a informação que, em alguns casos, pode ser fulcral. Os investigadores conseguem fazer um perfil dos suspeitos ou estabelecer relações entre os mesmos, por exemplo, Contestamos que a investigação seja condicionada por entidades administrativa sem escrutínio. É um desconhecimento total da investigação criminal”, afirmou Ventinhas.

Os procuradores que têm a seu cargo a criminalidade informática não conseguem contactar formalmente o Facebook para pedir acesso a dados dos utilizadores do Facebook, o que tem de ser feito através da plataforma da rede.

Processos relacionados com pedofilia, assédio sexual, difamação ou roubo de identidade são alguns dos processos que estão a ser afetados. Recorrer às redes sociais é uma metodologia cada vez mais comum para recolher informação sobre os suspeitos.

Os juízes também estão indignados com esta situação. O tema está a ser discutido em grupos fechados de magistrados judiciais no Facebook. “Recuso-me a ser tratada como uma criança irresponsável. Quem fez isto, lá saberá que precisa de ser vigiado para exercer as suas funções condignamente. Eu não!”, escreveu uma juíza, citada pelo jornal.

Por outro lado, uma fonte oficial do IGFEJ disse ao Observador que “não há qualquer tipo de corte. Está em curso o aumento da capacidade das ligações à Internet e, por agora, foi reduzida a capacidade disponível no sentido de garantir um melhor tempo de resposta. É uma situação momentânea de redução da largura da banda”, acrescenta a mesma fonte.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …