Juízes afirmam que “não devia existir Ministério da Justiça”

“O poder judicial devia ser equiparado aos outros dois”, o legislativo e o executivo. “Se não existe um Ministério da Presidência da República, não deveria existir um da Justiça”, afirmou o juiz Lopes Barata, vice-presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP).

De acordo com a Sábado, o poder “substancial” do Ministério da Justiça faz com que os juízes sejam silenciados na discussão do Orçamento, ano após ano.

Segundo o vice-presidente da ASJP, isso reflete-se nos problemas encontrados dentro do setor da Justiça.

“Não somos consultados para questões orçamentais porque o poder negocial está dependente de um ramo do Governo, o Ministério da Justiça”, afirmou Lopes Barata. O juiz ainda considerou que “no que diz respeito aos juízes, as competências do Ministério da Justiça deviam estar no Conselho Superior de Magistratura“.

“O poder judicial devia ser equiparado aos outros dois”, o legislativo e o executivo: “Se não existe um Ministério da Presidência da República, não deveria existir um da Justiça“.

Segundo o juiz, esta seria a única maneira de tornar o poder judicial igualmente soberano, a par dos outros dois poderes.

“No Brasil, os juízes são responsáveis pela totalidade do que lhes diz respeito e o Ministério da Justiça tem funções residuais quanto ao poder judicial. Cá tem poderes substanciais, o que não é muito conforme com a democracia“, lamentou.

De acordo com a revista semanal, um desses exemplos é a influência do Ministério da Justiça na escolha do diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e das matérias lecionadas pelos juízes.

Problemas no setor judicial

Para o vice-presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses, existem três problemas de grande envergadura no setor: a falta de condições dos edifícios onde funcionam os tribunais, a compensação inexistente dos juízes e a falta de assessores.

“Temos 23 comarcas no país. A lei orgânica prevê que em cada uma haja um gabinete de peritos que possam auxiliar as decisões dos juízes, mas não temos nenhum instalado desde 2014. Nada prevê que possa ser resolvido com o OE2019“, revelou.

“Quando um juiz tem um processo com três toneladas de papel, ele sozinho terá que ler e percorrer todo esse labirinto. Qualquer falha é-lhe imputada. Não há nenhum alto cargo do Estado que não tenha assessores, só os juízes não têm”. A situação, segundo a revista semanal, leva ao arrastamento dos processos ao longo de anos.

Segundo o vice-presidente, os juízes também estão sobrecarregados com trabalho, sem serem compensados por isso, apesar de “o sistema prever o regime de acumulação que significa que um juiz faz o trabalho de dois”.

Para o juiz “é como se os tribunais fossem um departamento regional de um ministério qualquer”.

Os juízes não dominam o seu orçamento. Mesmo prevendo o OE2019 algumas receitas para serem dadas melhores condições de trabalho aos juízes, nunca é garantido que sejam gastas para essa finalidade, porque podem ser limitadas e nunca são”, revelou Lopes Barata.

A fuga de três suspeitos do TIC do Porto

Em relação à recente fuga de três suspeitos do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, o juiz também aponta falhas que poderiam ser resolvidas com o Orçamento de Estado de 2019.

Gostaríamos de ter edifícios com dignidade. Há imensos tribunais instalados em prédios de habitação ou em escritórios que não servem os interesses da Justiça, e isso dá origem a fugas de presos. O TIC do Porto não foi concebido para ser um tribunal“, revelou o juiz.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …