/

Juiz recusa-se a arquivar processo contra Polanski por abuso de menor

Georges Biard / Wikimedia

O realizador polaco Roman Polanski (esq) em 2011, com a atriz Emmanuelle Seigner

O juiz Scott Gordon, de Los Angeles, recusou-se a arquivar o processo que a Justiça norte-americana move contra o cineasta Roman Polanski por ter tido relações sexuais com uma menor de idade, há 40 anos.

O caso data de 1977, numa altura em que o cineasta franco-polaco Roman Polanski, então já consagrado, se encontrava em Los Angeles, na Califórnia.

Em casa do actor e amigo Jack Nicholson, que estava ausente, Polanski conheceu Samantha Geimer, de 13 anos, que fazia uma sessão de fotos para a revista Vogue. Polanski, então com 44 anos, terá drogado e abusado sexualmente de Samantha.

No dia 11 de março de 1977, ainda em casa de Nicholson, Polanski foi detido pela polícia da Califórnia. A sua defesa negociou com os advogados da vítima, que queriam evitar mais desgastes emocionais para a menina.

Lily Laurent / Flickr

Roman Polanski com a actriz e modelo norte-americana Sharon Tate, com quem casou em 1968. Um ano mais tarde, Sharon foi assassinada pelo famigerado Charles Manson

No acordo, o cineasta confessou ter mantido relações sexuais com a menor de idade. Em troca, a Justiça descartou outras acusações mais graves, como violação e fornecimento de droga a uma menor de idade.

Nos termos do acordo, Polanski passou inicialmente 42 dias na prisão, em exames psicológicos. Já em liberdade, foi informado pelos seus advogados de que o Procurador encarregado do caso estava a fazer pressão para que o processo fosse revisto. Polanski poderia vir a ser condenado a uma pena de prisão de décadas.

Assustado, o cineasta comprou uma passagem para Londres, de onde seguiu para Paris. Na altura, Polanski tinha já nacionalidade francesa, o que o protege de um pedido de extradição da Justiça americana.

(dr) The Crawdad Hole

Samantha Geimer em 1977, uns dias antes de ser violada por Roman Polanski

Em junho, Samantha Geimer pediu à Justiça que o caso fosse arquivado. Geimer, agora com 53 anos, alega que o interminável processo destruíra a sua vida, que já tinha perdoado a Polanski, e que simplesmente queria acabar com o caso.

Não foi esse, porém, o entendimento do juiz Scott Gordon. “O acusado neste caso é um fugitivo que se recusa a obedecer as ordens do tribunal”, disse o juiz. “A sua conduta continua a ofender, e a amplificar o traumatismo da agressão sexual sofrida pela vítima”.

Roman Polanski, actualmente casado com a atriz Emmanuelle Seigner, com quem tem dois filhos, continuará sem poder viajar para os Estados Unidos, onde não vai há 40 anos, sob pena de ser imediatamente preso.

O cineasta, aos 84 anos, evita também o Reino Unido – e qualquer outro país que possa, sem hesitar, aceitar um pedido de extradição feito pelos norte-americanos.

// RFI / ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.