Juiz recusa-se a arquivar processo contra Polanski por abuso de menor

Georges Biard / Wikimedia

O realizador polaco Roman Polanski (esq) em 2011, com a atriz Emmanuelle Seigner

O juiz Scott Gordon, de Los Angeles, recusou-se a arquivar o processo que a Justiça norte-americana move contra o cineasta Roman Polanski por ter tido relações sexuais com uma menor de idade, há 40 anos.

O caso data de 1977, numa altura em que o cineasta franco-polaco Roman Polanski, então já consagrado, se encontrava em Los Angeles, na Califórnia.

Em casa do actor e amigo Jack Nicholson, que estava ausente, Polanski conheceu Samantha Geimer, de 13 anos, que fazia uma sessão de fotos para a revista Vogue. Polanski, então com 44 anos, terá drogado e abusado sexualmente de Samantha.

No dia 11 de março de 1977, ainda em casa de Nicholson, Polanski foi detido pela polícia da Califórnia. A sua defesa negociou com os advogados da vítima, que queriam evitar mais desgastes emocionais para a menina.

Lily Laurent / Flickr

Roman Polanski com a actriz e modelo norte-americana Sharon Tate, com quem casou em 1968. Um ano mais tarde, Sharon foi assassinada pelo famigerado Charles Manson

No acordo, o cineasta confessou ter mantido relações sexuais com a menor de idade. Em troca, a Justiça descartou outras acusações mais graves, como violação e fornecimento de droga a uma menor de idade.

Nos termos do acordo, Polanski passou inicialmente 42 dias na prisão, em exames psicológicos. Já em liberdade, foi informado pelos seus advogados de que o Procurador encarregado do caso estava a fazer pressão para que o processo fosse revisto. Polanski poderia vir a ser condenado a uma pena de prisão de décadas.

Assustado, o cineasta comprou uma passagem para Londres, de onde seguiu para Paris. Na altura, Polanski tinha já nacionalidade francesa, o que o protege de um pedido de extradição da Justiça americana.

(dr) The Crawdad Hole

Samantha Geimer em 1977, uns dias antes de ser violada por Roman Polanski

Em junho, Samantha Geimer pediu à Justiça que o caso fosse arquivado. Geimer, agora com 53 anos, alega que o interminável processo destruíra a sua vida, que já tinha perdoado a Polanski, e que simplesmente queria acabar com o caso.

Não foi esse, porém, o entendimento do juiz Scott Gordon. “O acusado neste caso é um fugitivo que se recusa a obedecer as ordens do tribunal”, disse o juiz. “A sua conduta continua a ofender, e a amplificar o traumatismo da agressão sexual sofrida pela vítima”.

Roman Polanski, actualmente casado com a atriz Emmanuelle Seigner, com quem tem dois filhos, continuará sem poder viajar para os Estados Unidos, onde não vai há 40 anos, sob pena de ser imediatamente preso.

O cineasta, aos 84 anos, evita também o Reino Unido – e qualquer outro país que possa, sem hesitar, aceitar um pedido de extradição feito pelos norte-americanos.

// RFI / ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …