JSD colocou quartos na sede do PS a “arrendar” a estudantes (a 128,67 euros)

José Coelho / Lusa

Margarida Balseiro Lopes, presidente da JSD

A Juventude Social Democrata (JSD) colocou o edifício sede do PS, no Largo do Rato, em Lisboa, a arrendar num site de classificados, como forma de protesto contra a falta de medidas governamentais para fazer face ao problema do alojamento dos estudantes universitários.

A JSD colocou um anúncio num site a ‘arrendar’ quartos na sede do PS, e afixou, nesta quarta-feira, um cartaz no Largo do Rato, para sublinhar “a falta de respostas” no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) para o alojamento estudantil.

“A Comissão Política Nacional da JSD considera inaceitável a falta de respostas e de verbas em sede de OE2019 que respondam às dificuldades que os estudantes têm hoje no acesso ao alojamento no Ensino Superior”, critica esta estrutura em comunicado.

Com o objetivo de “chamar a atenção do país” para este problema, a JSD colocou, no site de classificados grátis Olx, um anúncio com o seguinte texto: “Arrendam-se quartos a estudantes em edifício neoclássico em zona central de Lisboa, Largo do Rato. O Palácio Marquês da Praia é o local ideal para viver enquanto estuda numa das várias Instituições de Ensino Superior da cidade. Com um preço de 128,67 euros por quarto (com casa de banho partilhada), o edifício encontra-se em zona bem servida por transportes públicos”.,

No anúncio, que já foi entretanto retirado do site, embora se refira que se trata de uma iniciativa da JSD, remete-se para o número da sede nacional do PS.

Nesta quarta-feira, a líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes, colocou no Largo do Rato um cartaz com a mensagem “Arrendam-se quartos a estudantes” e um apelo ao contacto para o número da sede do PS.

“Com esta iniciativa a JSD pretende demonstrar a vergonha que representa o facto de o OE2019 não incluir quaisquer respostas nem verbas para dar resposta ao flagelo que afecta milhares de estudantes que, sobretudo nas grandes cidades do país, se deparam com preços pornográficos no acesso ao mercado de arrendamento e não têm vaga nas residências estudantis”, criticam os jovens do PSD.

O preço ficcionado pela JSD para o ‘arrendamento’ dos quartos na sede do PS também não foi escolhido ao acaso: 128,67 euros é o valor máximo mensal fixado – e mantido no OE2019 – para apoio aos estudantes bolseiros sem vaga em residências estudantis, o chamado complemento de alojamento.

“Aparentemente, o Governo considera possível o arrendamento de um quarto em cidades como Lisboa e Porto por 128,67 euros, o que demonstra um profundo desfasamento da realidade ou uma grande insensibilidade social“, acusa a JSD, apontando que este problema tem levando muitos estudantes a abandonarem o ensino superior.

Lamentando que nem o Governo nem os partidos que o apoiam “tenham previsto quaisquer medidas ou verbas em sede de OE2019” para esta área, a JSD propõe um conjunto de medidas, incluindo fixar o valor do complemento de alojamento até 50% do Salário Mínimo Nacional, ou seja, 300 euros.

A redução da tributação em sede de IRS/IRC dos imóveis arrendados a estudantes do Ensino Superior, o aumento do limiar de elegibilidade na atribuição de bolsa de estudo para os 18 IAS (Indexante dos Apoios Sociais) e um plano de contratualização de serviços de alojamento estudantil na comunidade de proximidade são outras propostas da JSD.

A JSD pretende ainda um aumento das acções de fiscalização dos arrendamentos ilegais e uma dotação orçamental para a construção de novas residências estudantis e para a adaptação e requalificação das residências existentes.

“A JSD acredita que estas medidas são justas e imprescindíveis, porque sem elas o preço dos arrendamentos praticados consubstancia verdadeiros obstáculos ao acesso ao Ensino Superior”, defendemos jovens sociais-democratas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que falta de bom senso e noção de civilidade. A JSD tem todo o direito de protestar contra o que entende, independentemente do que o PSD tenha feito na Governação. Mas colocar um anúncio de arrendamento com o telefone do local? Sendo que este é a sede de uma instituição – neste caso outro partido – é uma infantilidade e desqualifica quem o faz.
    Não sabem que não podem anunciar arrendar uma coisa que não lhes pertence e menos ainda com o número de telefone? Isso engana os interessados, faz com que se ocupem os telefones com coisa diversa do objecto da instituição e o único objectivo é “chatear” neste caso o PS sem nenhum sentido reivindicativo prático.
    Que tristeza…. pensava eu que os jovens eram mais capazes…

  2. isso não é normal este de coisa, mas coitado dos alunos que não tem dinheiro para pagar quartos nem as suas obrigações, eu é que os obriguei ir estudar, mas para ir para festas, noitadas que até cair bêbados tem dinheiro para isso, na minha casa aprendi uma coisa, queres trabalha para o ter, querem ser dotores toca a ir trabalhar para que tenha direito de protestar e não como fezem neste momento, que muitos nem tiveram grande custos para se formar, mas querem continuar a mamar a custa do reste do país..

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …