Jovens sul-africanos construíram avião caseiro e voaram da África do Sul até ao Egito

Uma aeronave construída por adolescentes sul-africanos pousou com sucesso no Egito, três semanas depois de partir da Cidade do Cabo, em África do Sul. O avião de quatro lugares Sling 4 foi montado pelo grupo de 20 estudantes em cerca de três semanas.

Durante a viagem de 12 mil quilómetros, a tripulação aterrou na Namíbia, no Malawi, na Etiópia, em Zanzibar, na Tanzânia e no Uganda. A piloto Megan Werner, de 17 anos, fundadora do projeto U-Dream Global, indicou ter ficado emocionada com a realização deste feito, segundo noticiou na segunda-feira a BBC.

“Estou muito honrada por ter feito a diferença em todo o continente nos lugares que paramos. O objetivo da iniciativa é mostrar à África que tudo é possível se nos concentrarmos nisso”, indicou a jovem.

Outro avião Sling 4, conduzido por pilotos profissionais, acompanhou os adolescentes, que tinham como objetivo dar palestras motivacionais para outros jovens ao longo do caminho percorrido.

A aeronave foi construída em três semanas a partir de um kit fabricado na África do Sul pela Airplane Factory, com a construção a incluir a montagem de milhares de pequenas peças. O pai de Megan Werner, Des Werner, piloto comercial, disse que normalmente seriam necessários três mil horas para montar um Sling 4.

Mas o feito impressionante teve os seus desafios. Na capital etíope, Adis Abeba, por exemplo, não conseguiam combustível.

“Quando finalmente conseguimos, começou a vazar combustível da aeronave de suporte, e não puderam voar connosco. Apenas duas pessoas – Driaan van den Heever, o piloto de segurança, e eu – continuamos”, contou Megan Werner.

Outra das preocupações era o Sudão. “Estávamos preocupados em voar através do Sudão por causa da agitação política naquele país”, referiu.

A jovem foi um dos seis adolescentes do grupo que obtiveram a licença de piloto. Foram esses que partilharam as tarefas de voo na aeronave de prata, estampada com mapas da África em ambas as asas, juntamente com os logótipos dos patrocinadores.

As suas licenças básicas apresentaram um desafio adicional, visto que permitem apenas voar a uma altura em que o solo ainda fosse visível e proíbem a entrada nas nuvens.

A última etapa, de Addis Abeba ao Cairo, via Aswan (cidade do sul do Egito), testou a coragem dos pilotos. “Driaan van den Heever e eu voamos sozinhos por 10 horas, sem a aeronave de apoio, então foram dois adolescentes, sozinhos e sem apoio”, esclareceu Megan Werner.

Os dois pilotos tiveram um problema com um dos sistemas da aeronave, tendo ficado cerca de uma hora no espaço aéreo egípcio. Decidiram então que seria melhor pousar no aeroporto doméstico mais próximo, em Abu Simbel. “Isso criou um pequeno caos, mas foi feito em segurança”, assegurou Des Werner.

“No final das contas, foi apenas uma conexão solta que resolveram, mas o processo burocrático demorou um pouco mais de tempo a ser resolvido porque precisaram preencher um relatório”, acrescentou o pai da jovem piloto.

“Quando desembarcamos no Egito, as autoridades queriam nos prender, levar os nossos passaportes e as licenças, mas, felizmente, depois de cerca de quatro horas, tudo foi resolvido e conseguimos mais combustível, seguindo para Aswan. Voamos de Aswan para o Cairo e foi uma sensação realmente incrível pousar aqui”, concluiu Megan Werner.

TP, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas que raio de noticia é esta?
    Escrita em que lingua? Avião pousa?
    Noticia Brasileira copiada para Português sem o minimo de adaptação, nem ao odioso acordo ortografico.
    Tenham dó.

    • O senhor Duarte parece que não gostou da notícia, sabe-se lá porquê…
      Que importa se o avião “pousa” ou “aterra”. Toda a gente entende o significado do verbo. E não venha com a história do português brasileiro porque há quase 80 anos que cá, em Portugal, no Portugal profundo, oiço o mesmo verbo, com o significado que a notícia lhe dá.

    • E notícia sem acento?! E língua sem acento?! E mínimo e ortográfico… Então Duarte?! Em que língua é que escreves? Se queres comentar convinha que ao menos soubesses escrever!

    • Caro Duarte,

      Em português de Portugal, os aviões pousam, e sempre pousaram.
      Quando pousam em terra, diz-se de facto que aterram.
      Já quando pousam no mar, amaram.

      Quanto ao conteúdo da notícia em si, tem algum comentário concreto a fazer?

RESPONDER

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …

Casa Branca confirma morte de um dos filhos de Osama Bin Laden

Hamza Bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era um dirigente destacado da al-Qaeda. “A morte de Hamza Bin Laden priva a al-Qaeda das suas relevantes capacidades de liderança e da ligação simbólica ao …