/

Jovens médicos assinam petição a exigir horário de 35 horas no SNS

Uma jovem médica lançou esta semana uma petição em que reclama que os clínicos passem também a trabalhar 35 horas por semana no Serviço Nacional de Saúde (SNS), em vez de 40 horas.

Segundo a edição desta sexta-feira do jornal Público, quase três mil médicos assinaram nos últimos dois dias uma petição em que reclama que os clínicos passem também a trabalhar 35 horas por semana no Serviço Nacional de Saúde, em vez de 40 horas, à semelhança do que acontece com os outros trabalhadores do setor.

“Os sindicatos médicos defendem que não pretendemos a redução do período normal de trabalho de 40 para 35 horas. Esta petição pretende mostrar o oposto. Sim pretendemos igualdade de direitos em relação aos restantes profissionais do SNS. Sim pretendemos a passagem de 40 para 35 horas”, pode ler-se na petição.

A iniciativa foi lançada por Rosa Sardinha, uma jovem médica, especialista em ginecologia e obstetrícia. Segundo a clínica, o texto está a ser assinado sobretudo por médicos mais jovens, quase todos com contratos de 40 hora semanais.

“Queremos mostrar aos sindicatos e à Ordem dos Médicos que estamos descontentes. Queremos ter vida pessoal para além da profissional, do tempo que passamos nos hospitais e nos centros de saúde. Queremos poder fazer investigação e formação, para além da atividade clínica”, explicou.

Há seis anos, a  Federação Nacional dos Médicos (Fnam) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) assinaram um acordo com o então ministro da Saúde, Paulo Macedo. A partir do início de 2013, os médicos que entraram na carreira especial no SNS passaram a ter um horário de 40 horas semanais com a contrapartida de um aumento remuneratório de cerca de 30%.

Os outros grupos profissionais do setor passaram para as 40 horas semanais sem acréscimo salarial, lembra o Público.

No entanto, desde 2016, o horário normal de trabalho voltou às 35 horas no caso dos enfermeiros e dos outros profissionais do SNS. Os médicos mantiveram a mesma carga horária.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.