Número de jovens internados em centros educativos cai a pique

O número de jovens internados em centros educativos nos últimos dez anos passou de 226 para 90, o que se traduz numa quebra de 60,2%, revela a Estatística da Justiça.

A tendência de descida no número de jovens internados terá sido acentuada pela pandemia de covid-19 e pelos os seus constrangimentos, escreve o jornal Público.

No início de 2015, estavam 193 jovens internados em centros educativos e, no final do ano, 151. Em fevereiro de 2020, com a pandemia à porta, estavam 147 jovens internados. A partir daí, o número caiu de mês para mês: 141, 136, 131, 129, 123, 123, 113, 99, 91, 90. Em abril deste ano mantinham-se internados 90 jovens.

Para conter a propagação do vírus, houve mais jovens que beneficiaram de saída antecipada – até final de outubro, 22 saíram, dos quais sete para supervisão intensiva.

“Já não era benéfico continuarem no centro educativo numa situação em que a escola tinha sido suspensa e reativada com o ensino à distância”, esclareceu João d’Oliveira Cóias, diretor dos Serviços de Justiça Juvenil.

Ao mesmo tempo, houve menos jovens a entrar. “Os tribunais reduziram a sua atividade”, recorda.

“[Os tribunais] trataram sobretudo de casos que já estavam pendentes, na fase próxima da decisão ou de situações mais graves” e o ensino à distância também teve os seus efeitos, já que grande parte da delinquência juvenil ocorre na escola, à volta da escola ou no caminho escola para casa.

Os casos são, sobretudo, de bullying, furto, roubos e pequeno tráfico de droga praticado por jovens entre os 12 e os 16 anos, aponta o Público.

O Relatório Anual de Segurança Interna mostra uma diminuição na ordem dos 33,4% – 1.568 ocorrências em 2019 para 1.044 em 2020, intensificando o pendor antes iniciado (2117 em 2015, 1636 em 2016, 1624 em 2017, 1482 em 2018).

“Não há uma resposta única, nem linear que possa explicar esta tendência”, disse Maria João Leote Carvalho, investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa.

Segundo a especialista, há um conjunto de circunstâncias que se podem pôr em cima da mesa para discussão.

“Os tribunais passaram a poder, com mais segurança, decidir aplicar medidas na comunidade”, disse ainda João d’Oliveira Cóias, referindo-se à revisão da Lei Tutelar Educativa, feita em 2015, que introduziu a possibilidade de uma medida executada na comunidade, se não cumprida, ser revista e convertida em medida de internamento.

Por outro lado, “foi facilitada a possibilidade de o Ministério Público (MP) optar pela suspensão do processo”. Antes, o jovem (ou o seu representante legal) tinha de apresentar um plano de conduta, agora o MP pode defini-lo, de acordo com o jovem.

“Os estudos têm mostrado que as taxas de reincidência são maiores nas medidas de internamento do que nas medidas na comunidade, pelo que estas últimas serão mais interessantes para reeducar jovens, ainda que as medidas de internamento em determinadas situações sejam necessárias”, explicou Vera Duarte, investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais na Universidade do Minho e professora do Instituto Universitário da Maia.

No entanto, agora que os jovens regressaram à escola, “já se começa a fazer sentir uma ligeira conflitualidade quer ao nível da escola, que tem de abrir alguns processos disciplinares, quer da polícia, com um ou outro reporte à Escola Segura”, relata Cóias.

“Assusta-me que passada esta situação a realidade possa piorar, porque as condições de vida das famílias vão piorar”, diz Vera Duarte.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …