Jovens criam aplicação para ajudar pessoas com ataques de ansiedade

(dr)

Gabriella Lopes, Ana Luiza Ferrer e Helena Leitão

Três estudantes brasileiras desenvolveram uma aplicação para smartphone que tem como objetivo ajudar as pessoas que têm crises de pânico ou de ansiedade.

A intenção da “Be Okay” é ajudar tanto no exato momento da crise como a longo prazo. Quando o ataque está a ocorrer, o utilizador pode observar um vídeo para acompanhar um exercício de respiração, já que a falta de ar é um dos principais sintomas.

O utilizador também pode ver fotos que o acalmam, seleccionadas previamente por si mesmo, accionar uma chamada rápida para alguém que seja capaz de ajudá-lo, entre outros recursos.

Uma das criadoras, Gabriella Lopes, de 20 anos, conta que nunca teve uma crise de pânico, mas tem amigos e familiares que já passaram pela situação.

“Conforme pesquisávamos para desenvolver a aplicação, apercebemo-nos que todos com quem falávamos conheciam pelo menos uma pessoa que já teve ataques de pânico ou ansiedade. É algo comum, e muitas vezes essas pessoas não têm qualquer ajuda”, disse a estudante de Design Digital ao OGlobo.

A plataforma foi desenvolvida através do Programa de Formação para Desenvolvimento de Aplicativos iOS, coordenado pelo Laboratório de Engenharia de Software do Centro Técnico Científico (CTC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Brasil.

Além de Gabriella, também participaram na criação as alunas Ana Luiza Ferrer, do curso de Engenharia de Produção, e Helena Leitão, de Sistemas de Informação.

“Várias das funções da aplicação para smartphone foram sugestões de pessoas que já passaram por crises de ansiedade. Uma delas disse-nos que o que a acalmava nessa altura era ver fotos de cães da raça pug”, destaca Gabriella.

“Então, decidimos criar a possibilidade de o utilizador seleccionar algumas fotos para que, nos momentos de crise, possa vê-las e relaxar. A aplicação é uma zona de conforto, como gostamos de chamar”, adiantou.

Além da ajuda imediata, é possível registar os detalhes da crise que ocorreu. Depois do ataque de pânico, a “Be Okay” oferece a opção de preencher um questionário com a hora, duração, local e sintomas.

Esta ferramenta foi acrescentada para dar ao utilizador a possibilidade de identificar quais são os gatilhos que desencadeiam o ataque e verificar com que frequência acontece.

PARTILHAR

RESPONDER

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …