Jovens chinesas solteiras não são sobras – apenas não querem casar

 

Sempre houve na China uma enorme pressão social sobre as jovens solteiras para um casamento apressado. Mas agora, as mulheres chinesas rejeitam ser pressionadas a casar, e querem fazê-lo por amor – ou não o fazer, de todo.

“Já não és uma criança”, “arranja alguém com quem casar”, “não posso morerr em paz se não casares”, “és muito teimosa”, “não sejas tão esquisita”… “és uma mulher de sobra”. Estas são algumas das frases que as jovens chinesas se habituaram a ouvir ao longo da sua vida.

Na China há um nome para uma mulher solteira “acima da idade ideal” para casar: Sheng Nu.

Sheng Nu traduz-se literalmente como mulher de sobra“, diz Li Yu Xuan, uma chinesa solteira, de 33 anos.

“Refere-se especificamente a uma mulher acima dos 25 anos que não tenha casado”, explica.

Li Yu Xuan é uma das jovens que dá a cara num novo filme, com o qual a marca internacional de cosméticos SK-II pretende inspirar as mulheres de todo o mundo a traçar o seu próprio destino e sensibilizar-nos para o estigma social a que as chinesas estão sujeitas.

O filme, que faz parte da campanha global #changedestiny, recolheu alguns depoimentos tocantes, com testemunhos quer de jovens chinesas, quer das suas famílias, que nos dão uma visão diferente das suas preocupações.

O Ano Novo Chinês, conta Yu Xuan, “é a altura mais stressante do ano, porque toda a gente nos pergunta que idade tens, e porque ainda não casaste“.

Na China, as pessoas pensam que uma mulher solteira é uma mulher incompleta, diz uma das jovens ouvidas. “Sentimo-nos como estranhas”.

“Somos ensinadas a respeitar os nossos pais, e não casar é o maior sinal de desrespeito que podemos dar”, diz Wang Xiao Qi, outra das testemunhas.

Talvez esteja a ser egoísta.. só quero pedir desculpa aos meus pais

“No nosso tempo, encontrar casamento era simples. Encontrávamos um par. Casávamos“, diz o pai de uma das jovens.

Agora, é mais complicado – ao ponto de se terem popularizados no país as “mercados de casamento”, que se enchem de pais à procura de par para os seus filhos.

O Mercado de Casamento de Shanghai, na Praça do Povo, no centro da cidade, é uma destas feiras de “dating” – com a singularidade de os directamente envolvidos, os noivos, nem sequer saberem que os seus pais estão a trocar entre si os perfis dos filhos, sonhando casamentos.

Estes mercados são um símbolo das diferenças de perspectiva das duas gerações.

Para os pais, o importante é saber o rendimento e emprego do pretendente, se tem carro e casa… é como se estivesse a vender a filha.

Mas para as filhas, estranhamente, o mais importante é amar.

“Sim… eu quero amor. Anseio pelo amor verdadeiro“, diz uma Sheng Nu.

O problema é que, na China como no resto do mundo, casar por amor é mais fácil de sonhar que de fazer.

“Talvez deva desistir de encontrar alguém que ame, e contentar-me com alguém que seja adequado para mim”, lamenta uma jovem, resignada.

“Talvez esteja a ser egoísta.. só quero pedir desculpa aos meus pais“, diz uma outra, em lágrimas.

Por causa destas mulheres, e de milhares como elas na China, a SK-II decidiu avançar com uma iniciativa original, uma abordagem diferente, positiva, ao problema.

As mulheres foram ao Mercado de Casamentos

Desta vez, as jovens chinesas decidiram apresentar-se elas próprias no Mercado de Casamentos de Shanghai.

Com a ajuda da SK-II, montaram uma enorme tenda, com os seus “anúncios de casamento”.

Mas os anúncios de casamento não o eram de facto, eram na realidade mensagens especiais para os pais das jovens.

(cv) SK-II

Desta vez, as jovens foram ao Mercado de Casamento de Shanghai – com mensagens especiais para os pais

E a tenda da SK-II no Mercado de Casamentos de Shanghai transformou-se numa plataforma, com a qual as jovens puderam expressar o seu ponto de vista, a sua determinação em ter vontade própria, o seu direito a casar por amor – ou não o fazer.

“Mesmo que esteja sozinha, sou feliz, confiante, e tenho uma boa vida”, diz a jovem Hu Ting.

“Eu não quero casar apenas por casar, não serei feliz dessa forma”, diz Li Yu Xuan no seu “anúncio”.

Os pais das jovens foram convidados a visitar o stand das Sheng Nu. E as suas reacções foram emotivas.

Como a minha filha é linda“, diz a mãe de uma das jovens.

“Se ela quer ser solteira e independente, teremos que a respeitar”, diz o pai de Zhu Li, outra das jovens que participaram na iniciativa.

Zhu Li sentia uma enorme pressão dos pais - até ao diz em que os levou ao seu stand SK-II no Mercado de Casamentos

“Mulheres de sobra… nem sei bem o que pensar desse conceito…”, diz Zhu Li, de 36 anos, uma bem sucedida editora numa revista – e que não consegue deixar de chorar quando fala no assunto.

Estas são as histórias das jovens corajosas que decidiram dar voz à sua vontade de decidir o seu destino, determinadas a mostrar a todas as outras que terem sucesso e serem independentes é algo de que se devem orgulhar.

“Nós não somos Sheng Nu, não somos mulheres de sobra. Somos mulheres poderosas“, diz Yu Xuan.

-

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. São belas mulheres em uma cultura que para nós ocidentais é no mínimo estranha elas são lindas e deveria ter a escolha de casar no tempo delas e não serem feridas por uma ideologia que não é aqui nada comum no ocidente .

RESPONDER

Biden prepara-se para reconhecer massacre arménio como genocídio

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, está a preparar-se para reconhecer formalmente os massacres arménios do início do século 20 como genocídio, cumprindo assim uma promessa que fez durante a sua campanha, decisão …

Football Leaks. Consultor de cibersegurança aponta para ataque único à Doyen

A intrusão no sistema informático da Doyen terá resultado de um único ataque conduzido por uma pessoa e não várias, defendeu na quarta-feira o consultor inglês de cibersegurança contratado pelo fundo de investimento, no julgamento …

Cavaco Silva volta a estar ausente das cerimónias do 25 de Abril

O ex-Presidente da República já informou que não vai marcar presença na cerimónia comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril, este domingo, no Parlamento, por continuar "a respeitar as regras sanitárias". Fonte oficial do gabinete …

No dia da Terra, os líderes mundiais juntaram-se para "passar à ação"

A Casa Branca organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima, que decorre de forma virtual e durante dois dias. Começou esta quinta-feira, dia em que se comemora o Dia da Terra, e junta cerca …

Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de …

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …